Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-04-2008

Bush: oferta de entrada na Otan é voto de confiança
O presidente dos EUA, George W. Bush, cumprimenta soldados croatas em Zagreb, Croácia; líder fez visita oficial aos Balcãs
Bush: oferta de entrada na Otan é voto de confiança
Foto: AFP

Zagreb, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

Bush, afirmou que a oferta de ingresso feita pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) à Croácia e à Albânia representa "um voto de confiança" em que os dois países balcânicos darão continuidade a suas reformas e serão "membros firmes" da Aliança.

Sobre o fato de a Otan não ter estendido o convite de adesão à Macedônia, devido à disputa sobre o nome dessa nação com a Grécia, Bush afirmou que, uma vez solucionado o assunto, o país deverá ter "seu lugar" na Aliança Atlântica.

Na companhia dos chefes de Estado croata, albanês e macedônio, o presidente americano lembrou a época em que a Croácia fazia parte de uma Iugoslávia comunista e lançou uma inflamada defesa dos valores democráticos.

"Muitos não entendem por que construir uma democracia demora tanto e perguntam se não estariam melhor sob a velha tirania. Mas a democracia é o único caminho em direção à liberdade e à vida em paz e em segurança. Vale a pena lutar pela liberdade", declarou.

Falando pausadamente, para que suas palavras pudessem ser traduzidas, e sendo aplaudido pelos croatas que lotavam a praça em que fez seu discurso, Bush citou a guerra que sacudiu o país no começo dos anos 90 para lembrar que a Croácia "superou o conflito para viver em paz com seus vizinhos".

Esse desejo de paz, afirmou o governante, teve como resultado a oferta para que o país se torne membro de pleno direito da Aliança.

O convite de adesão representa para a Croácia e a Albânia "um voto de confiança em que continuarão as reformas e se transformarão em membro firme da Aliança", destacou o presidente americano em seu breve discurso.

Por sua vez, o primeiro-ministro croata, Ivo Sanader, afirmou que a Otan tem responsabilidades não só como força de paz em locais como o Kosovo ou o Afeganistão, mas também na luta contra a pobreza e na defesa da democracia e de uma ordem internacional que fomente "o diálogo em vez da separação".

"O mundo ainda não é um lugar totalmente seguro e seus valores ainda se encontram ameaçados em muitos lugares", lembrou Sanader.

Bush, que está em Zagreb para uma visita de menos de 24 horas, concluirá sua estada na capital com um almoço de trabalho, no qual estarão presentes os presidentes e primeiros-ministros de Croácia, Albânia e Macedônia.

Em seguida, o presidente americano seguirá para Sochi (Rússia), onde vai se reunir com seu colega russo, Vladimir Putin, e tentar estabelecer um "marco estratégico" que sirva de guia para a relação de seus países sob o mandato de seus respectivos sucessores.

Bush: oferta de entrada na Otan é "voto de confiança" em Croácia e Albânia

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir