Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2008

Ato público pelo caso de célula-tronco no STF reúne 250
Ato a favor de células embrionárias reuniu 250 pessoas, entre portadores de doenças degenerativas e pais de filhos deficientes
Ato público pelo caso de célula-tronco no STF reúne 250
Foto: Sergio Lima/Folha Imagem

Brasília - Cerca de 250 pessoas, segundo a Polícia Militar e os organizadores do evento, entre elas portadores de doenças degenerativas, pais de filhos com deficiência e representantes de 50 entidades, fizeram uma manifestação hoje em favor da vida e pela retomada do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), da liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias. Pela manhã, os manifestantes deram um abraço simbólico no prédio do Supremo, soltaram balões brancos e laranjas e distribuíram gérberas - a flor símbolo do movimento.

O ato lembrou a paralisação do julgamento, que hoje completou um mês, e o Dia Mundial da Saúde. Manifestações semelhantes também foram programadas pelas entidades em outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Para pedir pressa no reinício do julgamento - no mês passado o ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito pediu vista -, os manifestantes exibiram cartazes com os dizeres "Pesquisar sim, Protelar não" e "O jogo começou há 3 anos. Queremos decisão". A coordenadora do Movimento em Prol da Vida no Distrito Federal, Gabriela Costa, ressaltou que todos os argumentos - contrários e favoráveis - já foram colocados. "O pedido de vista é regimental. Mas o atraso é muito grande. Estamos perdendo vidas", afirmou.

Ana Paula Scinocca

Ato público pelo caso de célula-tronco no STF reúne 250

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir