Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2008

Remover tatuagens é caro, dolorido e resultado não é garanti
G1 explica como é feita a remoção a laser de desenhos na pele
Remover tatuagens é caro, dolorido e resultado não é garanti
Foto: Reprodução

Fazer uma tatuagem dói, dependendo do tamanho demora e pode sair caro. Mas nada que se compare à dor, à demora e ao preço de se tirar uma tatuagem – coisas que não garantem, no entanto, que sua pele ficará sem marca alguma. Por isso, é bom pensar muito, muito e daí mais um pouquinho na hora de fazer uma, para ter certeza de que o desenho e as cores vão ficar do seu agrado. O G1 dá dicas do que fazer antes e depois de marcar sua pele.

Uma tatuagem, na prática, é a aplicação com agulhas de pigmentos de tinta na derme, a camada interna da pele. Por isso, não se engane: vai doer. Alguns locais doem menos, como coxas e costas, por terem mais músculos. Outros, como pés e costelas, doem bem mais. Cada pessoa tem uma tolerância diferente à dor, então enquanto algumas sofrem horrores, outras encaram tudo com tranqüilidade. Na hora de fazer a primeira, no entanto, é bom levar em consideração que a possibilidade de doer não é nada remota.

Ao contrário do que muitos pensam hoje em dia, uma tatuagem não é fácil de tirar. "Está cada vez mais comum as pessoas fazerem uma tatuagem pensando ‘ah, depois se eu mudar de idéia, eu tiro’. Não é tão fácil. Laser não é borracha", explicou ao G1 a dermatologista da Escola Paulista de Medicina, Solange Teixeira.

É verdade, no entanto, que a tecnologia melhorou. No passado, tirar uma tatuagem só era possível com cirurgia ou abrasão (literalmente "lixar" a pele até a derme para retirar os pigmentos na marra) – procedimentos doloridos que deixavam cicatrizes feias. Hoje, o laser dói, mas dói bem menos, e na maioria dos casos não deixa cicatriz – embora possa não retirar o desenho por completo.

O que o laser faz é destruir o pigmento de tinta. Desfeito em vários pedaços, ele acaba absorvido pela pele. Há diversos tipos de laser, que funcionam melhor em cores específicas. A cor mais fácil de tirar é a preta, e, logo, as cores mais escuras costumam sair mais fácil. Verde, azul claro, vermelho e rosa têm uma dificuldade intermediária. O amarelo é a cor mais difícil, independente da cor da pele da pessoa.

Quanto maior e mais profundo for o desenho mais difícil é a remoção. Pequenas tatuagens escuras são as mais fáceis e quase sempre são eliminadas. Mas, como cada pessoa tem uma resposta diferente do organismo, ninguém garante que a tattoo seja apagada como um todo.

"Não podemos garantir que a pele da pessoa ficará exatamente como era antes da tatuagem. Às vezes ela fica mais fina e sensível, mas sem atrapalhar muito. Outras vezes ficam restos de tinta que o laser não consegue apagar. Algumas cores podem mudar de tom e não sair. E, às vezes, as cores saem, mas a pele fica marcada com uma sombra, mais clara ou mais escura, exatamente no formato do desenho", explica Teixeira.

Normalmente são necessárias várias sessões para retirar uma tatuagem, quantidade que varia, obviamente, com a extensão, a profundidade e a diversidade de cores do desenho. Os preços são por sessão e variam muito, dependendo do profissional, do aparelho, da cidade e da cor a ser apagada. Dificilmente, no entanto, uma sessão sairá por menos de R$ 600.

Remover tatuagens é caro, dolorido e resultado não é garanti. G1 explica como é feita a remoção a laser de desenhos na pele.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir