Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-04-2008

O MONGE E O EXECUTIVO
Para quem quer entender melhor a relação entre poder e autoridade precisa provar a Leitura do Livro O Monge e o Executivo
O MONGE E O EXECUTIVO
Foto Livro: O MONGE E O EXECUTIVO

Para quem quer entender melhor a relação entre poder e autoridade precisa provar a Leitura do Livro O Monge e o Executivo. Você certamente já ouviu falar desse livro, e é bem provável, inclusive, que já o tenha lido. Seu autor James Hunter fala dos princípios fundamentais dos verdadeiros líderes através da história do personagem que narra a história John Daily. Este, homem de negócios bem-sucedido que, de repente, percebe que está fracassado como chefe, marido e pai. Desesperadamente para retomar o controle da situação, decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro. O mosteiro é comandado por um famoso empresário de uma das maiores empresas dos Estados Unidos e lendário por sua habilidade em liderar e motivar pessoas, que largou tudo para se tornar monge.

Acho que já falei demais sobre O Monge e o Executivo, mas como nunca é demais relembrar e aprender lições, uso algumas do livro que seguem e que todo líder pode e deve levar para seu dia-a-dia.

- Saber ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver.
- Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.
- Gerência não é algo que se faça para os outros. Pode-se gerenciar inventário, talão de cheques, recursos e até a si mesmo, mas não se gerencia seres humanos. Pessoas não são gerenciadas e sim lideradas.
- Poder é diferente de autoridade. Sob poder, as pessoas são obrigadas a agir conforme alguém manda. Já a autoridade leva as pessoas a fazer as coisas de boa vontade.
- Uma das grandes virtudes do líder é o caráter – uma habilidade moral, o compromisso em fazer o certo e o justo pelas pessoas. (isso estou tentando aprender há 35 anos, mas acho que estou aprendendo)
- A chave para uma liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos. O líder que não estiver cumprindo-as e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada.
Caro leitor, se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho, se sua vida anda sendo atropelada por você, talvez seja a hora de repensar sua forma de lidar com os outros, levando em consideração as lições deste livro magnifico. Esse pode ser o primeiro passo para uma mudança profunda não só em você, mas também em todos que se relacionam com você.


Fonte: O Autor
 
Por:  Cléber Lopes     |      Imprimir