Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Motorista e fotógrafos mataram Diana, decide júri de Londres
Durante os últimos meses, mais de 250 testemunhas prestaram depoimento
Motorista e fotógrafos mataram Diana, decide júri de Londres
Foto: Reprodução/reprodução

A morte da princiesa Diana e de seu noivo, Dodi al-Fayed, em um acidente de carro em 1997 num túnel de Paris foi resultado de um "homicídio por negligência". Os culpados seriam o motorista do veículo e os carros com paparazzi (fotógrafos que perseguem celebridades) que corriam atrás do casal naquela noite, decidiu nesta segunda-feira (7) por unanimidade o júri do Tribunal Superior de Londres que analisava o caso.

Na semana passada O juiz Scott Baker, a cargo da investigação judicial sobre a morte de Diana de Gales, afirmou que "não há provas" de que o príncipe Philip ou os serviços de espionagem britânicos MI6 tenham ordenado a "execução" da princesa, ao resumir o caso no Tribunal Superior de Londres.

"Não há provas de que o duque de Edimburgo tenha ordenado a execução de Diana, e não há provas de que os serviços de inteligência ou outro organismo do Governo tenha organizado" o ato, disse Baker, ao a resumir os pontos principais do caso, antes que os membros do júri se retirem para considerar a sentença.

O juiz acrescentou que as teorias da conspiração argumentadas pelo dono das lojas de departamento Harrods, o milionário egípcio Mohamed al-Fayed, não tiveram fundamento.

"Não há prova alguma" para apoiar a afirmação de Al-Fayed, que acredita que os serviços secretos, com o apoio do marido da rainha Elizabeth II, participaram de uma conspiração para impedir que Diana e Dodi al-Fayed pudessem se casar.

O resumo do caso é a fase final de um processo judicial que começou há seis meses e que busca esclarecer a morte de Lady Di e do namorado, que perderam a vida quando o automóvel onde estavam bateu contra uma coluna do túnel da ponte D"Alma, em Paris, em 31 de agosto de 1997.

Após concluído o resumo, que pode levar horas ou dias, os 11 membros do júri deverão se retirar para deliberar.

Durante os últimos meses, mais de 250 testemunhas prestaram depoimento, tanto no próprio tribunal quanto através de videoconferência do exterior.

A tragédia também causou a morte do motorista do veículo, Henri Paul. O guarda-costas Trevor Rhys-Jones se salvou.

Duas investigações - uma francesa e outra britânica - concluíram na época que o casal morreu em um acidente automobilístico.

Motorista e fotógrafos mataram Diana, decide júri de Londres
Durante os últimos meses, mais de 250 testemunhas prestaram depoimento.
Diana e seu namorado, Dodi al-Fayed, morreram em um acidente de carro em 1997.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir