Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Protestos interrompem revezamento da tocha olímpica
Manifestantes pró-Tibete apagam chama da tocha olímpica durante passagem do símbolo dos Jogos por Paris, na França
Protestos interrompem revezamento da tocha olímpica
Foto: AFP

A tocha olímpica, que nesta segunda-feira atravessa a cidade Paris, foi levada para um ônibus da segurança e teve seu revezamento interrompido depois de vários incidentes entre a polícia e militantes pró-tibetanos.

O objeto que representa os Jogos Olímpicos teve sua chama apagada duas vezes pelas próprias autoridades para ser colocada dentro do veículo. A primeira interrupção aconteceu no segundo trecho do revezamento, a 200 metros da Torre Eiffel, assim que a tocha deixou o perímetro de segurança ao redor do famoso monumento.

O revezamento então recomeçou com o tenista Arnaud Di Pasquale, antes de ser interrompido novamente. A chama foi apagada pouco depois das 13h30 (8h30, horário de Brasília) por motivos técnicos, segundo a polícia de Paris.

Já no começo do evento, por volta das 12h30 (7h30, horário de Brasília) uma bandeira preta com os anéis olímpicos em forma de algemas foi pendurada no primeiro andar da Torre Eiffel. Pelo menos três homens aproveitaram um descuido dos policiais e subiram ao primeiro andar da estrutura metálica, entre os pilares norte e oeste.

A bandeira tem aproximadamente quatro metros. Ao longo de todo o percurso previsto para a passagem da chama olímpica, homens e mulheres tentaram se deitar na calçada, mas foram retirados pela polícia.

Quatro pessoas pelo menos já foram presas pela polícia parisiense. Dois militantes da organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) tentaram pular o isolamento estabelecido pela polícia para chegar até a chama, mas foram contidos.

Protestos interrompem revezamento da tocha olímpica por Paris

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir