Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Estudantes da UnB admitem excesso durante ocupação
Em nota, eles dizem que excessos ocorreram também por parte dos seguranças
Estudantes da UnB admitem excesso durante ocupação

Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) admitiram, por meio de nota divulgada à imprensa na noite desta segunda-feira (7), que houve excessos no momento da nova fase da ocupação, ocorrida no começo desta tarde. Por volta das 15h, após uma assembléia realizada no prédio da reitoria, mais 200 alunos se juntaram ao movimento e invadiram o prédio em que fica a reitoria. Até então, a ocupação estava apenas no gabinete do reitor.

Segundo a nota, o empurra-empurra começou depois da assembléia, na qual ficou decidido o livre acesso de estudantes à reitoria. Ao tentarem colocar isso em prática, houve resistência da equipe de segurança, o que levou à perda do controle. Os excessos, segundo a nota, ocorreram por parte dos alunos e também dos seguranças da UnB.

Apesar desse episódio, reafirmamos o caráter pacífico e legítimo da ocupação da reitoria da UnB pelos seus estudantes. Desta forma, uma nova ocupação está posta, respaldada pela maior assembléia dos últimos anos da universidade, diz a nota. Os alunos reafirmam, ainda, que somente sairão do local quando o reitor, Timothy Mulholland, pedir demissão.

Os alunos pedem com urgência o religamento da energia elétrica e da água, no intuito de preservar o patrimônio da universidade e a própria segurança das pessoas que participam da ocupação.

Serviços básicos
A UnB informou, na noite desta segunda-feira (7), por meio de sua assessoria de imprensa, que alguns serviços básicos da instituição podem ser prejudicados devido à ocupação do prédio da reitoria por alunos da instituição. Concessão de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação e emissão de diplomas estão entre os serviços que poderão sofrer atraso.

A assessoria informou, também, que seis funcionários da UnB registraram ocorrência policial, pois teriam sido agredidos por alunos. Quem apurará as supostas agressões será a Polícia Federal (PF). A assessoria de imprensa da PF confirmou a informação ao G1.

Em nova divulgada à imprensa no final da tarde desta segunda-feira (7), a UnB afirma estar dedicando todos os esforços possíveis para encaminhar uma solução pacífica da situação de invasão. O fato de a instituição ter ordenado o religamento da energia elétrica e da água no prédio, ainda na semana passada, seriam, segundo a nota oficial divulgada à imprensa no final desta tarde, prova disso.

Estudantes da UnB admitem excesso durante ocupação. Em nota, eles dizem que excessos ocorreram também por parte dos seguranças.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir