Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 08-04-2008

Dengue agressiva destrói órgão de paciente
Segundo médicos, essa é uma das complicações que dengue hemorrágica pode trazer
Dengue agressiva destrói órgão de paciente

Diretor do Hospital da Posse, o médico Marcos Sousa está preocupado com as complicações, até então desconhecidas, que a dengue hemorrágica pode trazer aos pacientes. Um deles é do pedreiro Joselino Gonçalves, de 31 anos. Ele foi internado no hospital no dia 30 de março, com quadro de dengue hemorrágica. De acordo com Sousa, o vírus foi tão agressivo que provocou uma ruptura no baço do pedreiro.

"O que acontece é que a dengue é uma doença sistêmica. O vírus pode causar problemas no organismo todo. É uma doença de resposta auto-imune", explicou Marcos, que relatou que em Cuba, na epidemia de 1981, pôde se observar algumas complicações parecidas. Apesar das plaquetas baixas causadas pela dengue hemorrágica, Joselino teve que fazer uma cirurgia para retirada do baço e está no Centro de Tratamento Intensivo em estado grave.

Síndrome de Guillain-Barrê
Outra complicação registrada entre os 450 pacientes internados no Hospital da Posse, é a chamada Síndrome de Guillain-Barrê. Segundo Sousa, o paciente perde a força muscular progressivamente.

"Começa com formigamento e, daqui a pouco, ele não consegue respirar mais," disse o médico lembrando que o paciente com a síndrome tem 25 anos e foi internado no dia 19 de março na unidade.

Agravamento
Segundo o diretor, também foram registrados outros casos de pacientes com dengue hemorrágica que tiveram o quadro clínico agravado.

"Temos complicações que não conhecíamos, como problema pulmonar, no sistema nervoso central, problemas no coração. Temos casos de crianças fazendo miocardite, que é uma inflamação no miocárdio", disse Sousa, que também está preocupado com os quadros em que grávidas são infectadas pelo vírus e podem transmitir a doença para o filho.

"Algumas delas estão sendo submetidas a cesarianas de urgência, para o filho não correr riscos".

Esta semana, foi confirmado pela Secretaria estadual de Saúde o primeiro caso de morte de uma grávida e de seu feto por dengue no estado em 2008. Ao todo, a Secretaria tem o registro de 283 casos confirmados de grávidas e puérteras – mulheres que acabaram de dar a luz – vítimas da dengue.

O hospital está reunindo todos casos para apresentar para outros médicos de outros hospitais, que futuramente também possam se deparar com os mesmo problemas.

Números da dengue
A Secretaria municipal de Saúde registrou nesta terça-feira (8) mais 2.015 notificações da dengue na capital. Até o fim da tarde, não havia sido notificada mais nenhuma morte em relação à segunda, permanecendo em 45 o número de vítimas fatais na cidade.

Dengue agressiva destrói órgão de paciente. Segundo médicos, essa é uma das complicações que dengue hemorrágica pode trazer.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir