Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2008

Nova epidemia obriga faculdades de medicina a repensar form.
Neste ano, dengue fez muitas v�timas entre as crian�as e foi mais agressiva
Nova epidemia obriga faculdades de medicina a repensar form.
Foto: Hip�lito Pereira/ Ag�ncia O Globo

Nos primeiros cem dias de 2008, 68 foi o n�mero de mortos por dengue s� no estado do Rio. Os casos passaram de 57 mil. Oitenta foi o n�mero de dias que o governo levou para reconhecer que a popula��o enfrentava uma epidemia (a Prefeitura ainda trata a doen�a como um surto localizado). E 13 foram os fins de semana que se passaram at� que a Prefeitura do Rio aumentasse a lista de postos abertos aos s�bados e domingos, ap�s determina��o da Justi�a.

O alcance da doen�a agora atingiu as faculdades de medicina, que pretendem repensar a maneira como seus alunos podem enfrentar essa nova gera��o de mosquitos e as que est�o por vir.

A epidemia de 1986 despertou a inclus�o da dengue no curr�culo m�dico. Isso antes n�o era dado, era uma doen�a considerada ex�tica. Agora, com essa nova realidade em que as crian�as s�o as principais v�timas, h� de se aperfei�oar a forma��o de futuros pediatras, afirma Roberto Medronho, chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estuda ceder 60 alunos do �ltimo ano de medicina para atuar no combate � dengue no estado.

Desafio tamb�m para professores
Para o professor Marcos Olivier Dalston, do Departamento de Doen�as Infecciosas e Parasit�rias da Universidade Federal Fluminense (UFF), a doen�a vem se tornando um desafio n�o s� para alunos, mas tamb�m aos professores.

Desde 1995, a doen�a vem mudando o perfil de apresenta��o. � coisa nova para os m�dicos de um modo geral. Essa epidemia est� ocorrendo muito em crian�as, coisa que n�o se via antes, assim como hepatite causada pelo v�rus da dengue e infec��es por sorotipos diferentes, explica Dalston.

Em um caso no Hospital da Posse, na Baixada Fluminense, por exemplo, o v�rus foi t�o agressivo que provocou uma ruptura no ba�o do pedreiro Joselino Gon�alves, de 31 anos. Outro efeito antes desconhecido � a contamina��o de beb�s ainda na barriga da m�e. Nesta semana, a Secretaria estadual de Sa�de confirmou o primeiro caso de morte de uma gr�vida e de seu feto por dengue. Outro beb�, tamb�m infectado durante a gesta��o, sobreviveu.

Nova epidemia obriga faculdades de medicina a repensar form. Neste ano, dengue fez muitas v�timas entre as crian�as e foi mais agressiva.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir