Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 09-04-2008

Integrante de seita russa diz que duas mulheres morreram
Autoridades russas, por�m, dizem que ainda � preciso confirmar a informa��o.
Integrante de seita russa diz que duas mulheres morreram
Foto: Denis Sinyakov/Reuters

Duas mulheres de uma seita ortodoxa russa cujos membros se entrincheiraram em um ref�gio subterr�neo h� cinco meses � espera do Apocalipse morreram.
"Uma pessoa morreu de c�ncer, Tamara de Blagovechensk (cidade no extremo oriente russo). A outra � de Belarus e faziam jejum", disse um dos integrantes do grupo, Vitali Nedogon ao canal de televis�o Rossia.

"Para confirmar a informa��o precisamos certificar juridicamente a morte, e s� poderemos fazer isto quando todos os sect�rios abandonarem a caverna", declarou Anton Shar�nov, secret�rio de imprensa do governo de Penza citado pela ag�ncia oficial "RIA Novosti".

Segundo as autoridades russas, os membros da seita prometeram sair do local no dia 27 de abril, por ocasi�o da P�scoa ortodoxa. Vinte e quatro das 35 pessoas que haviam se trancado � espera do fim do mundo deixaram o ref�gio nas �ltimas semanas.

Shar�nov afirmou que as autoridades continuar�o acreditando que ainda h� 11 pessoas na caverna at� que as mortes sejam confirmadas.

"O pr�prio Piotr Kuznetsov - l�der da seita - elaborou uma rela��o com o nome das pessoas que est�o sob a terra. Posteriormente, a Pol�cia comprovou que estas pessoas n�o estavam em suas casas", afirmou.

O l�der da seita � um engenheiro de 43 anos que teve esquizofrenia diagnosticada ap�s afirmar que era um profeta e que recentemente anunciou a iminente chegada do Anticristo.

Um grupo de psiquiatras da Promotoria russa disse que Kuznetsov, preso pela pol�cia em novembro, sofre de "dem�ncia".

Kuznetsov, que h� poucos dias tentou se suicidar, poderia ser condenado a tr�s anos de pris�o tanto por criar uma organiza��o religiosa por meios violentos, como por incitar o �dio religioso e manter a posse de literatura extremista.

Os membros da seita s�o, na maior parte, mulheres procedentes da Belarus e da Ucr�nia.

As autoridades definem o grupo como "uma seita ortodoxa radical e apocal�ptica".

(*) com informa��es da Efe e France Presse

Integrante de seita russa diz que duas mulheres morreram em ref�gio
Autoridades russas, por�m, dizem que ainda � preciso confirmar a informa��o.
Governo russo acredita que h� ainda 11 pessoas em abrigo subterr�neo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir