Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-04-2008

Mais uma subestação de energia apresenta falha em SP
Parte do Jaguaré e Butantã ficou sem luz por uma hora na manhã desta quinta (10)
Mais uma subestação de energia apresenta falha em SP
Foto: Eduardo Nicolau/AE

Outra subestação de energia apresentou falhas na manhã desta quinta-feira (10), deixando trechos dos bairros do Butantã e do Jaguaré sem luz por uma hora. Segundo a Eletropaulo, houve uma ocorrência na subestação do Jaguaré por volta das 6h. A energia foi restabelecida por volta das 7h.

A Eletropaulo ainda apura as causas da falha. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) encaminhou agentes para a região, para ajudar a controlar o trânsito, prejudicado pelos semáforos apagados devido à falta de energia.

O problema se segue a outras duas falhas ocorridas em subestações de energia na cidade nesta quarta (9). Durante a tarde, duas subestações foram atingidas por incêndios em São Paulo: a de Guarulhos e uma outra situada na Zona Norte da capital paulista.

A Bandeirante Energias, distribuidora que fornece luz à cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, informou que às 20h26 de quarta foi restabelecida a distribuição de energia em todas as unidades que haviam sido prejudicadas pelo incêndio na subestação localizada na Avenida Monteiro Lobato.

As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas e a distribuidora disse que investiga o caso. Cerca de 67 mil unidades consumidoras ficaram sem luz por causa do incidente. Até as 20h, cerca de 62 mil permaneciam no escuro.

Também por causa da falta de energia, o bombeamento de água ficou parado em uma parte da cidade, que abrangia cerca de 200 mil moradores, atendidos pelo reservatório Cidade Martins e pelo booster (bomba que garante fornecimento para as partes altas da cidade) Vila Barros. Por causa disso, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saee) do município recomendou o uso racional de água em Guarulhos.

Incêndios
O incêndios que atingiram nesta quarta-feira subestações de energia na Zona Norte da capital paulista e em Guarulhos foram controlados no final da tarde.

Em São Paulo, cerca de 318 mil unidades foram atingidas e, em Guarulhos, cerca de 67 mil, de acordo com as empresas responsáveis pelo fornecimento de energia nas cidades.

As chamas na subestação Pirituba, localizado nas proximidades das ruas Paula Ferreira e Edgard Facó, foram controladas por volta das 16h40, de acordo com os bombeiros de São Paulo. Em Guarulhos, na estação localizada na Avenida Monteiro Lobato, no Centro da cidade, o fogo foi extinto cerca de 10 minutos depois.

A assessoria de imprensa da Bandeirante, responsável pelo fornecimento em Guarulhos, confirmou que houve um incêndio em um dos equipamentos no local e que ninguém ficou ferido. A empresa não tem informação sobre a razão do problema.

Pirituba
Sobre a subestação Pirituba da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) na Zona Norte de São Paulo, a Eletropaulo informou que, a pedido dos bombeiros, que queriam isolar a área para controlar o fogo, às 16h05 foi interrompido o fornecimento de energia em 318 mil unidades consumidoras na Zona Norte e na Zona Oeste.

Os bairros atingido foram: Freguesia do Ó, Pirituba, Jardim Peri, Perdizes, Lapa, Barra Funda, São Domingos, Jaraguá, Água Branca, Casa Verde, Limão, Mutinga e Vila dos Remédios. Também foram atingidos pontos em Osasco.

Às 16h20, o fornecimento foi restabelecido em 70% da área. O total de pessoas atingidas pode chegar a cerca de 1,2 milhão, considerando que em média quatro pessoas são atendidas em cada unidade.

As chamas na Zona Norte de São Paulo começaram por volta das 15h40. Ainda não há informações sobre as causas do acidente, ocorrido no centro de distribuição de energia localizado perto da Ponte do Piqueri.

De acordo com os bombeiros, houve uma explosão em um dos transformadores, que não deixou feridos. Os bombeiros receberam o chamado por volta das 15h36 e enviaram três carros para o local.

A CTEEP informou que houve um curto-circuito em uma das fases de seus transformadores, que interrompeu parcialmente a energia elétrica. As causas do incidente estão sendo investigadas.

Apagão em março
Em 4 de março, bairros na Zona Sul da capital paulista e de dois municípios da Grande São Paulo ficaram no escuro por 50 minutos. Uma explosão em um transformador foi a provável causa do incidente que afetou cerca de 690 mil unidades consumidoras.

Mais uma subestação de energia apresenta falha em SP. Parte do Jaguaré e Butantã ficou sem luz por uma hora na manhã desta quinta (10).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir