Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 10-04-2008

Sergipe intensifica campanha contra dengue
Segundo Secretaria de Sa�de, 11 munic�pios registram epidemia e cinco est�o em risco
Sergipe intensifica campanha contra dengue
Foto: Reprodu��o

A Secretaria de Sa�de de Sergipe est� intensificando a campanha contra a dengue. Segundo o Governo estadual, 11 munic�pios apresentam quadro de epidemia e outros cinco, risco epid�mico. At� segunda-feira (7), 3.335 casos da doen�a foram notificados e 1.693, confirmados. Desse total, 20 foram registros de febre hemorr�gica e cinco resultaram em �bitos.

Os agentes de sa�de percorrem todas as casas da Zona Rural em busca de poss�veis focos do mosquito transmissor da dengue.

No s�tio de dona Maria Aparecida dos Santos, alguns cuidados j� foram tomados: a cisterna � tampada e o pote de barro � lavado todos os dias para n�o acumular os ovos. Mas, no terreno, h� criadouros do Aedes aegypti, que transmite a dengue. "Eu tenho mais cuidado nos vasos de �gua, nas outras coisas", disse Maria Aparecida.

O trabalho de fiscaliza��o e conscientiza��o � feito pelos agentes da dengue em todos os munic�pios de Sergipe.

Atendimento dobrado
Carira � um dos munic�pios em que a epidemia de dengue foi confirmada. No hospital da cidade, o atendimento dobrou. S�o 160 pacientes, em m�dia, por dia. A maioria sai da Zona Rural. Foi o caso da artes� Maria Josenilde dos Santos, que, mesmo tomando os cuidados, n�o conseguiu evitar a contamina��o. "Troco as �guas e cubro os reservat�rios. Sempre os agentes est�o passando e colocando rem�dio", afirma Maria Josenilde.

Sergipe intensifica campanha contra dengue. Segundo Secretaria de Sa�de, 11 munic�pios registram epidemia e cinco est�o em risco.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir