Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-04-2008

Chuva causa prejuízos em 89 cidades da Paraíba
Secretaria Nacional de Defesa Civil vai enviar alimentos para vítimas das cheias.
Chuva causa prejuízos em 89 cidades da Paraíba
Foto: G1

Já chega a 89 o número de municípios atingidos pela chuva na Paraíba. Mais um açude transbordou no estado e destruiu a estrada de que dá acesso à cidade de Vista Serrana, no Sertão. Quatro mil moradores estão ilhados.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil anunciou a liberação de 115 toneladas de alimentos para o estado. A estimativa é de que 16 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Vinte e seis morreram afogadas.

Para discutir a reparação dos danos da chuva que atinge a Paraíba desde a semana passada, o governador Cássio Cunha Lima convocou uma reunião com os prefeitos das 223 cidades do estado para sexta-feira (11). Segundo a assessoria do governo, um representante do Ministério da Integração Nacional também deve participar do encontro.

390 mil pessoas
Outras áreas do Nordeste também sofrem com a chuva. Até terça-feira (8), 390 mil pessoas haviam sido prejudicadas em seis estados.

No Piauí, a Região Norte é a mais prejudicada pelas chuvas. Em Esperantina, onde a situação é mais crítica, o nível do rio baixou 40 centímetros, mas o sofrimento da população não diminuiu. Em um bairro, a água subiu mais de dez metros e destruiu dezenas de casas.

Os alojamentos estão lotados e os voluntários ajudam doando alimentos. Sem água potável, o abastecimento depende dos caminhões alugados pelo Exército e pelo Corpo de Bombeiros.

Colchonetes e lençóis só devem chegar à cidade em dois ou três dias. O governo aguarda a entrega do material pelo fornecedor. A maior preocupação agora é com os alimentos. A Defesa Civil enviou pouco mais de 1,6 mil cestas básicas. A quantidade é insuficiente para atender a quase 10 mil desabrigados.

Em todo o estado, 35 municípios decretaram situação de emergência.

Chuva causa prejuízos em 89 cidades da Paraíba
Secretaria Nacional de Defesa Civil vai enviar alimentos para vítimas das cheias.
Em seis estados do Nordeste, mais de 390 mil pessoas foram afetadas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir