Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-04-2008

Lula pede mais produção de alimentos após aumento de preços
Aumento de preços aconteceu porque "pessoas pobres começaram a comer", disse
Lula pede mais produção de alimentos após aumento de preços
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (10) que os recentes aumentos de preços dos alimentos indicam que é necessário produzir mais em nível mundial, mas não culpou os biocombustíveis.

Lula, em declarações dadas após uma reunião com o primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, afirmou que o aumento dos preços dos alimentos acontece pelo fato de "as pessoas pobres começarem a comer" em lugares como China, Índia e América Latina, algo pelo qual deve-se "agradecer a Deus".

"A solução é que necessitamos produzir mais, que não me digam que o aumento de preços é por causa dos biocombustíveis", afirmou o presidente brasileiro, que iniciou uma visita de dois dias à Holanda.

Pedofilia
O presidente defendeu um acordo de extradição com a Holanda para permitir que pessoas condenadas a crimes como o da pedofilia possam ser julgadas no Brasil.

Lula lembrou de um caso de 2005, em que dois holandeses foram presos no Brasil por crime de pedofilia. Os respectivos passaportes foram confiscados, mas mesmo assim os dois conseguiram um novo documento, no consulado da Holanda e fugiram para aquele país. Recentemente, os dois holandeses foram condenados a 17 anos de prisão, no Brasil, mas não responderam pelo crime, porque estão fora do país.

"Vamos introduzir novas regras, um acordo jurídico de cooperação entre os dois países", informou Lula, na declaração conjunta com o primeiro-ministro holandês.

Para o presidente, a pedofilia é um crime inadmissível, seja praticada por holandês ou brasileiro. "As pessoas têm de ser punidas de verdade. É uma violência muito dura contra a criança", disse o presidente.

Lula lembrou que o governo holandês já pediu desculpas ao governo brasileiro pelo fato de o consulado daquele país ter permitido um novo passaporte aos dois criminosos.

Lula pede mais produção de alimentos após aumento de preços
Aumento de preços aconteceu porque "pessoas pobres começaram a comer", disse.
"Não digam que o aumento de preços é por causa dos biocombustíveis", completou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir