Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-04-2008

Prefeito mineiro busca quarto mandato consecutivo na eleição
"Costumo dizer que minha profissão é ser prefeito", disse Ronaldo Mota Dias (PR)
Prefeito mineiro busca quarto mandato consecutivo na eleição
Foto: Divulgação/Prefeitura de Coração de Jesus

Após governar por dois mandatos o município de São João da Lagoa (MG), o prefeito Ronaldo Mota Dias, do PR, tentará obter o quarto mandato consecutivo. Ele tentará a reeleição na vizinha Coração de Jesus (MG).

Há 12 anos como prefeito, Dias já encara a função como uma profissão. "Costumo dizer que minha profissão é ser prefeito, porque você acaba deixando sua vida para ser prefeito", disse ele, que é médico veterinário e produtor rural.

Apesar de a legislação eleitoral impedir que prefeitos, governadores e presidentes se elejam, de forma consecutiva, para mais de dois mandatos, Mota encontrou uma forma de "driblar" a legislação ao mudar o domicílio eleitoral.

Dias se elegeu para o primeiro mandato em São João da Lagoa em 1996, com 1.252 votos. Em 2000, foi reeleito com 1.612. Já em 2004, após se afastar do cargo, mudou de domicílio e se candidatou em Coração de Jesus. Acabou eleito com 6.556 votos.

Apesar de ter deixado São João da Lagoa para se candidatar no município vizinho, ele diz que isso não gerou rivalidade entre as duas cidades. "Pelo contrário, diminuiu a rivalidade porque você consegue aparar essas arestas", disse.

Segundo o prefeito, ao governar duas cidades próximas uma da outra (a distância é de 22 km) "você consegue fazer um trabalho melhor em nível regional e implementar um novo pensamento. Com isso, você consegue avançar mais do que outros".

No entanto, se eleito nas eleições deste ano – o primeiro turno será realizado em 5 de outubro -, ele descarta tentar um novo mandato em um outro município em 2012. "A minha contribuição de prefeito eu já dei. Eu paro por aí [se for reeleito]", destacou.

Para o advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, não há nada que impeça que um prefeito seja eleito por um município diferente. "Mas ele precisa renunciar seis meses antes", disse. "Os eleitores é que devem decidir se aceitam que venha um "estrangeiro"", disse.

Prefeito mineiro busca quarto mandato consecutivo na eleição 2008
"Costumo dizer que minha profissão é ser prefeito", disse Ronaldo Mota Dias (PR).

Após governar São João da Lagoa, ele vai tentar a reeleição em Coração de Jesus.

Fonte: André Luís Nery

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir