Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2008

Reunião do conselho da UnB é marcada por protestos.
ConsUni pode pedir abertura de investigação contra reitor e vice-reitor.Cena inusitada: aluno vestido como o personagem Borat corre no meio da UnB.
Reunião do conselho da UnB é marcada por protestos.
Foto: Ailton de Freitas/Agência o Globo

A reunião do Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade de Brasília (UnB), iniciada no começo da tarde desta sexta-feira (11), é marcada por protestos dos estudantes da instituição. Um caixão com a foto do reitor foi levado para a frente do prédio onde ocorre o encontro.

Os alunos pedem a saída definitiva do reitor licenciado, Timothy Mulholland, e do reitor em exercício, Edgar Mamiya. Além do caixão - o mesmo levado para dentro da sala da reitoria no dia da ocupação, quinta-feira passada (3) -, os estudantes fazem batuques em frente ao local.

Nesta manhã, um outro protesto inusitado ocorreu na UnB. Um estudante vestido como o personagem Borat corria dentro da instituição tentando convencer mais alunos a aderirem ao movimento e não assistirem às aulas.

Conselho
Interinamente, o vice-reitor Mamiya assume a presidência da Fundação Universidade de Brasília (FUB) e, por isso, é ele quem preside a reunião desta tarde do ConsUni. O estatuto da UnB não prevê a possibilidade de o ConsUni pedir o afastamento do reitor, do vice ou dos decanos, segundo informou a assessoria de imprensa da UnB ao G1. O que o ConsUni pode fazer é pedir a abertura de um processo interno - chamado pela assessoria de "inquérito" - para apurar eventuais responsabilidades.

Esse processo tem um prazo inicial de 90 dias para ser concluído. Enquanto isso, o reitor em exercício continua normalmente nas funções. O processo pode resultar em absolvição, advertência, suspensão das funções por até 90 dias (sem vencimentos) ou demissão.

Além disso, a assessoria informou que o ConsUni é a instância máxima decisória da UnB, e é um conselho formado 79 pessoas, entre alunos, professores, servidores e integrantes da administração da instituição.

Se a investigação proposta pelo ConsUni resultar na demissão do reitor e do vice reitor, caberá à Presidência da República indicar alguém para dar início a um novo processo eleitoral para a escolha de um novo reitor.

Reunião do conselho da UnB é marcada por protestos.
ConsUni pode pedir abertura de investigação contra reitor e vice-reitor.Cena inusitada: aluno vestido como o personagem Borat corre no meio da UnB.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir