Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-04-2008

Negligência poderia ter causado explosão em armazém no Irã
Polícia examina mesquita onde explosão nesse sábado (12) em Shiraz, no Irã, deixando 11 mortos e 191 feridos
Negligência poderia ter causado explosão em armazém no Irã
Foto: AP

(atualiza número de vítimas e causas do acidente) Teerã, 13 abr (EFE).- As autoridades iranianas cifraram em 11 mortos e 191 feridos as vítimas da explosão deste sábado em uma mesquita do sul do país, que atribuíram à detonação de munição abandonada no armazém próximo ao local.

"Os primeiros resultados da investigação indicam que não se trata de uma ação de sabotagem", disse o general Ali Moyedi, chefe da Polícia da província de "Fars", em cuja capital, Shiraz, aconteceu a explosão.

Moyedi, citado pela televisão "Alalam", explicou que "se organizou há tempo uma exposição de armas e munição no mesmo lugar (..) é possível que a causa seja a negligência dos responsáveis por essa exibição, que abandonaram material militar no lugar".

A explosão aconteceu às 21h15 (14h45 de Brasília) na "Husainiya" (mesquita xiita) de Seyyed ul-Shohada (Senhor dos mártires), no centro de Shiraz, onde centenas de iranianos assistiam um discurso religioso.

Moyedi, assim como o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Mohamad Ali Hosseini, afirmaram que de todo modo a "investigação ainda continua para esclarecer as causas".

O diretor do Centro de Emergências de "Fars", Mohamad Yavad Moradian, disse que o número dos afetados pela explosão é de 202 pessoas.

"Destas pessoas 11 morreram e 191 ficaram feridas, que foram internadas em 13 hospitais", destacou Moradian, ressaltando que dos feridos cerca de 60 pessoas receberam tratamento médico e tiveram alta, e 28 foram submetidas a operações cirúrgicas.

"Negligência" poderia ter causado explosão em armazém no Irã

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir