Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2008

Autora de Harry Potter confronta fã acusado de plágio
Steven Vander Ark planejava publicar enciclopédia sobre a obra de J.K. Rowling.
Autora de Harry Potter confronta fã acusado de plágio
Foto: AP

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da série "Harry Potter", vai aos tribunais nesta semana para dizer a um de seus maiores fãs que ele não pode publicar uma enciclopédia sobre o mundo do bruxinho, pois isso violaria seus direitos autorais sobre a obra.

O combate entre Rowling e seu fã, o americano Steven Vander Ark, deve durar a maior parte da semana e acontecerá na Corte Distrital de Manhattan. O advogado da escritora fez um acordo com o juiz para que ele permitisse a presença de uma guarda pessoal da autora no local e evitasse que os fãs atrapalhassem o julgamento.

Rowling está processando a editora de Vander Ark, a RDR Books, com o objetivo de proibir a publicação do livro "Harry Potter Lexicon". A ironia é que a escritora é fã do site de mesmo nome coordenado por Vander Ark. Segundo ela, a edição não inclui os comentários e discussões que enriquecem o site, fazendo do livro "um mero rearranjo" de seu próprio material literário.

Palavras roubadas
Dan Shallman, um dos advogados da escritora, disse ao juiz Robert P. Patterson, responsável pelo julgamento, que Rowling "se sente como se suas palavras tivessem sido roubadas". A autora estaria tão furiosa que teria feito suas próprias comparações entre o texto de seus sete best-sellers e os do suposto plagiador, estando pronta para testemunhar a respeito das dezenas de semelhanças entre eles.

David Saul Hammer, advogado da editora RDR Books, disse que não vai tentar negar as afirmações sobre quebra de direitos autorais feitas por Rowling. O juiz, no entanto, pode decidir que o uso do material era legal porque foi usado para propósitos como o estudo acadêmico da obra da escritora.

Em maio de 2004, Rowling mencionou, em sua própria home page, o trabalho de Vander Ark nos termos mais elogiosos. "Esse site é tão bom que algumas vezes eu prefiro ir para um webcafé para checar algumas informações [sobre a obra] do que ir até uma livraria e comprar uma cópia de "Harry Potter", o que seria meio embaraçoso. É um sítio para os perigosamente obsessivos; meu lar natural", escreveu Rowling.

Autora de "Harry Potter" confronta fã acusado de plágio em tribunal dos EUA
Steven Vander Ark planejava publicar enciclopédia sobre a obra de J.K. Rowling.
Escritora diz que material do livro copia longos trechos da saga do bruxinho.

Fonte: Larry Neumeister

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir