Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2008

Vinte soldados sudaneses morrem em confrontos com rebeldes
Ativistas levantam m�os espalmadas em protesto contra os 5 anos do conflito em Darfur, em frente � embaixada sudanesa em Londres
Vinte soldados sudaneses morrem em confrontos com rebeldes
Foto: AFP

Cartum, 13 abr (EFE).- Pelo menos vinte soldados do Ex�rcito sudan�s morreram neste s�bado � noite em confrontos contra os rebeldes do Movimento de Justi�a e Igualdade (MJI) em Darfur, no oeste do Sud�o, disseram hoje � Ag�ncia Efe fontes governamentais.

As fontes disseram que os combates ocorreram entre as for�as de seguran�a e dois grupos do MJI na zona de Kishkish, ao noroeste da cidade de Al-Juneina, capital de Darfur oeste.

O porta-voz do Ex�rcito sudan�s, Osman Mohamed al-Aghbash, disse aos jornalistas que os rebeldes procediam do vizinho Chade e que cruzaram a fronteira para "tomar o controle da regi�o" de Darfur.

Segundo Aghbash, os confrontos duraram tr�s horas e causaram tamb�m "v�rias" baixas nos rebeldes, entre eles v�rias "pessoas conhecidas do Chade".

Em seu site, o MJI afirmou hoje que seus militantes atacaram ontem � noite um acampamento do Ex�rcito sudan�s no oeste de Darfur.

O movimento tamb�m afirmou que "destru�ram totalmente o acampamento e mataram um grande n�mero de membros das tropas governamentais, cuja apura��o continua".

O MJI acrescentou que seus milicianos dispararam contra um "helic�ptero (supostamente do Ex�rcito sudan�s) no campo de batalha".

Vinte soldados sudaneses morrem em confrontos com rebeldes em Darfur

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir