Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2008

Após renúncia coletiva, comissão decide reitor da UnB
Estudantes da UNB comemoram pedido de renúncia do reito Timothy Mulholland. A ocupação do prédio da reitoria completou 10 dias
Após renúncia coletiva, comissão decide reitor da UnB
Foto: Ricardo Marques/Folha Imagem

Uma comissão formada alunos, professores e servidores, decidirá um nome para ocupar a reitoria da UnB (Universidade de Brasília) temporariamente. A decisão foi tomada em reunião entre a diretoria da universidade e o ministro da Educação, Fernando Haddad, após renúncia coletiva da reitoria da UnB.

A comissão, que hoje teve participação de 27 integrantes, se reunirá na segunda e terça-feira para discutir uma sugestão. Se houver consenso, o ministério aceitará o nome que ficará no cargo por até 180 dias. Se não houver acordo, caberá ao governo indicar um nome.

A renúncia na UnB inclui o reitor, Timothy Mulholland, que tinha se afastado por 60 dias na última quinta-feira e, hoje, anunciou a renúncia, o vice, Edgar Mamiya, e o decano de administração, Erico Paulo Weidle.

Os alunos da UnB querem alterar o atual sistema de escolha de reitores. Os estudantes reivindicam que a UnB implemente o sistema de eleição paritária para escolha do reitor: os votos dos estudantes, professores e servidores teriam o mesmo peso.

Atualmente, o voto dos estudantes tem peso de 15%. O voto dos professores tem peso de 70% e os, dos servidores, de 15%. A saída dos membros da direção da reitoria da UnB era uma das principais reivindicações do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Nesta segunda-feira (14), os estudantes irão decidir a permanência na reitoria em uma assembléia.

Após renúncia coletiva, comissão decide reitor da UnB

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir