Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2008

Santo vira vereador em Pernambuco e recebe até salário.
Santo Antônio é vereador perpétuo de Igarassu e ganha um salário mínimo.
Santo vira vereador em Pernambuco e recebe até salário.

Em Igarassu, município de Pernambuco, Santo Antônio é mais que o santo casamenteiro. Ele ganhou o título de "vereador perpétuo" da cidade, acompanha a sessões na Câmara e recebe até salário por isso.

Na Câmara, uma placa informa que o santo ocupa o cargo de vereador, para que não haja dúvidas. O título não é simbólico. É real: textos de resoluções da Câmara se referem ao santo como vereador perpétuo.

Dos cerca de 50 mil vereadores brasileiros, Santo Antônio é o único que não precisará fazer campanha este ano para se reeleger, porque o cargo que foi dado a ele é para sempre.

Mas como pagar salário a um santo? Todo mês, religiosamente, uma freira vai à Câmara para receber em mãos o salário de Santo Antônio. Segundo problema: quanto é que o santo deve receber de salário? Hoje, Santo Antônio recebe um salário mínimo por mês. Mas os vereadores acham pouco.

O salário pago a Santo Antônio é baixo, defende o vereador Valdemir Nunes Maguila. O vereador Dílson Siqueira Magalhães concorda com ele: "O salário do santo deveria ser de pelo menos dois salários-mínimos. O vereador Williams Morais pede ainda mais: Ele merecia ganhar igual um vereador de Igarassu", diz - cerca de "R$ 3,8 mil", segundo o vereador Aristóteles Souza.

Não me oponho ao pagamento, mesmo sendo representante do Partido Comunista, por conta da tradição cultural e da formação católica do nosso povo. Ele tem uma simbologia no nosso município, afirma o vereador Herbert Bezerra.

Investimento santo
A freira que recebe o salário do santo-vereador mostra que aplica o dinheiro na manutenção de uma escola e orfanato.

Eu nem sei quanto ganha um vereador. Acho que deveria ser a mesma coisa. Mas como não é, nos satisfazemos com o pouco. O pouco com Deus é muito, comenta a irmã Zélia do Agnus Dei, responsável pelo orfanato.

Santo vira vereador em Pernambuco e recebe até salário.
Santo Antônio é vereador perpétuo de Igarassu e ganha um salário mínimo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir