Categoria Educação  Noticia Atualizada em 14-04-2008

Curso de Elaboração de Projetos GAIA
Marataízes sediou o curso de elaboração de projetos, realizado entre a parceria da Shell do Brasil Ltda. e do GAIA
Curso de Elaboração de Projetos GAIA
Foto: José Rubens Brumana

Marataízes sediou o curso de elaboração de projetos, realizado entre a parceria da Shell do Brasil Ltda. e do GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem.

Os convidados foram as Instituições ligadas ao setor da Pesca com representantes da Apemar, Colônia Z-08, Associação de pescadores de Marobá, Pastoral da Criança, Pastoral da Ecologia e representantes das Secretarias de Planejamento e Segurança Pública, além do Instituto Ambiental Teia.

O curso teve a duração de 24 horas, realizado nas acomodações recém-reformadas do auditório do CAIC, com temática voltada para a elaboração de projetos, com a finalidade de promover a capacitação de gestores do setor pesqueiro e captação de recursos para o setor da pesca.

No primeiro dia, foi feito um resgate das conquistas do Setor da pesca e o grupo pode contatar a ausência de políticas públicas para o setor, descapitalização, perda das tradições culturais dos pescadores, aumentos de doenças provenientes do trabalho ao sol e com carga excessiva, falta de estrutura de embarque e desembarque, gelo e combustível e outros problemas do setor.

O ambientalista Luciano Sansão Teixeira – representante do Instituto Ambiental Teia – reproduziu a importância da construção de políticas públicas a nível municipal, estadual e federal e a ausência de força e união do setor pesqueiro reproduzindo a atual situação de baixa remuneração, ilegalidade na pesca da lagosta, informalidade nas relações de trabalho, descaracterização cultural das artes navais e outros temas debatidos.

As contribuições históricas do setor foram dadas pelo presidente da Colônia de Pescadores – Z-08, Cláudio Marangoni Rody Soares que acompanha o setor desde 1953 quando assumiu como presidente da Colônia.

Os técnicos do GAIA estimularam os participantes com várias dinâmicas e proposições e a avaliação do curso foi muito positiva feita pela maioria dos participantes.

A equipe técnica do GAIA, representado pelos técnicos Geraldo José Virginio, Luiz Eduardo Souza, Lílian Oliveira Silva e os mobilizadores Fábio Pedrada de Oliveira (Marataízes) e Alinne Belo da Silva Viana (Itapemirim), retornará ao Município de Marataízes no dia 08/05/08, para avaliar a construção dos 04 projetos de Marataízes já eleitos para serem elaborados e enviados a governos, fundações e empresas, visando a captação de recursos.

Com bastante criatividade a equipe do GAIA despede-se de Marataízes com a certeza de que a comunidade da pesca terá dias melhores e mais recursos, graças à boa vontade desse grupo de experts na arte de elaborar projetos e da Shell do Brasil Ltda. que apóia o crescimento do setor.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir