Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-04-2008

Tocha passa por Omã com tranqüilidade
Assim como o previsto, única parada da tocha no Oriente Médio não apresenta incidentes
Tocha passa por Omã com tranqüilidade
Foto: Agencia

Assim como na Tanzânia, a tocha olímpica passa com tranqüilidade nesta segunda-feira pelas ruas de Mascate, capital de Omã, única parada do revezamento no Oriente Médio. Cerca de 400 pessoas se reuniram em festa no local onde o símbolo foi aceso por jovens chineses para a cerimônia, que começou às 17h no horário local (10h de Brasília).

A tocha foi entregue por Liu Ging Min, vice-presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, ao governador da capital de Omã, Sayed al-Mutassem ben Hmud al-Busaidi, encarregado de dar início ao revezamento.

O cortejo que acompanha a tocha começou seu desfile sob as saudações de cerca de 300 adolescentes que exibiam a bandeira nacional de Omã e outra do movimento olímpico. Dezenas de chineses também acompanharam o início do percurso.

- É uma grande honra. É um grande acontecimento, e não é surpreendente que Omã a acolha (a tocha olímpica) favoravelmente, já que há um clima de segurança- afirma Fatek Ben Fahr, presidente de um clube esportivo da região de Mascate.

A chama olímpica chegou a Omã às 05h30m locais (22h30m de Brasília), após deixar a Tanzânia, única etapa africana do revezamento, e foi recebida com uma breve cerimônia no aeroporto de Mascate, que contou com a presença do ministro omani dos Esportes, Ali ben Massud ben Ali al-Sunaidi.

Um forte esquema policial foi mobilizado para proteger o percurso da tocha, que tem 20km e é realizado ao entardecer local para evitar temperaturas que chegam aos 40º C durante o dia.

Cerca de 80 atletas omanis, entre os quais jogadores de futebol, passarão com a tocha por Mascate. Na terça-feira, a chama partirá para a capital do Paquistão, Islamabad.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir