Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-04-2008

Diretor da Petrobras diz que novo campo está em avaliação
Guilherme Estrella, diretor da estatal, foi questionado sobre declaração de diretor da ANP. Haroldo Lima falou sobre nova área de exploração de petróleo na Bacia de Santos
Diretor da Petrobras diz que novo campo está em avaliação
Foto: Reprodução

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme de Oliveira Estrella, afirmou nesta terça-feira (15) durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que o bloco BM-S-9, na Bacia de Santos, está em avaliação por parte da Petrobras. Ele não confirmou dados sobre o tamanho da reserva.

Ele foi questionado por senadores sobre declaração dada na segunda (14) pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, de que o bloco teria reservas até cinco vezes maiores do que as estimadas para o campo de Tupi. Isso faria do bloco, de acordo com o diretor da ANP, o terceiro maior do mundo.

"Essa área continua em avaliação para que tenhamos dados concretos", disse Estrella.

Em seguida, o presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante, falou sobre a prudência de Estrella em tratar do tema. "É um cuidado prudente para que não se alimente um momento imprudente."

Participam ainda da audiência Haroldo Lima, da ANP, e o diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luiz Paulo Souto Fortes, que explica como ocorre a repartição dos royalties provenientes da exploração de petróleo e gás.

Membro do governo
Na CAE, Haroldo Lima voltou a afirmar que não anunciou a descoberta de um novo megacampo. Argumentou que citou dados publicados em fevereiro em uma revista norte-americana. "Não fiz anúncio algum. Não usei essa palavra (anúncio) em momento algum."

Antes da reunião da CAE, Haroldo Lima rebateu a afirmação de que não poderia falar sobre a área de exploração de petróleo conhecida como Pão de Açúcar, na Bacia de Santos.

"Claro que podia! Não sou subordinado à CVM. Sou membro do governo", afirmou Lima, referindo-se à Comissão de Valores Mobiliários, acrescentando que estava falando para um mercado especializado, referindo-se ao seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

"O que eu não podia fazer e não fiz foi um anúncio. Eu disse que existem grandes possibilidades", acrescentou. Ele disse que declarou na segunda-feira que a perspectiva de descobrir petróleo no local era muito boa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir