Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-04-2008

Araraquara tem quase 700 casos confirmados de dengue
Cidade a 273 km de São Paulo tem epidemia da doença. Centro é bairro onde foram registrados mais casos
Araraquara tem quase 700 casos confirmados de dengue
Foto: Isabela Noronha/G1

A cidade de Araraquara, a 273 km de São Paulo, registrou até sábado (12), 698 casos de dengue. Destes, apenas três são importados, o que significa que doente foi picado pelo Aedes aegypti, que transmite a doença, em outro município.

Segundo os dados, divulgados pela prefeitura da cidade nesta terça-feira (15), o bairro onde houve mais registros foi o Centro, em que vivem 59 dos que foram infectados. O Santa Angelina, que registrava mais casos até sexta-feira (11), é o segundo mais atingido e registra 57 casos. Também de acordo com a prefeitura, 134 casos ainda esperam confirmação.

Na quinta-feira (10), quando foram confirmados 622 casos de dengue entre os cerca de 199 mil habitantes da cidade, a prefeitura informou que passa por uma epidemia da doença.

No sábado, começou a funcionar na cidade o "Telemarketing da Dengue". A prefeitura aposta nas ligações telefônicas para passar informações relativas à doença. Outra ação para combater a dengue é o sorteio de televisores para moradores. Mas o suposto sortudo só leva o aparelho se a casa dele e dos vizinhos – três da direita e três da esquerda – estiverem livres do Aedes aegypti.

Em alguns bairros da periferia da cidade, é possível localizar famílias inteiras que tiveram dengue. Perto das casas delas, há terrenos abandonados, onde a grama alta esconde latões, garrafas descartáveis, sacos plásticos e todo tipo de lixo.

O prefeito de Araraquara, Edson Antônio Edinho Silva (PT), diz que são feitos mutirões de limpeza nesses terrenos. "Estamos retirando os criadouros e multando os proprietários", afirma.

Ainda de acordo com o prefeito, a epidemia da doença na cidade "está sob controle". "Todas as medidas foram tomadas. Até o mês de maio já devemos ter a maior parte dos exames negativados", diz.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir