Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-04-2008

Venda de carros importados sobe 200%
Importadoras venderam 5.345 unidades em três meses. Associadas à Abeiva têm 6,82% de participação no segmento
Venda de carros importados sobe 200%
Foto: Paulo Guilherme/G1

O volume de carros importados vendidos no país aumentou 200% no primeiro trimestre sobre igual período do ano passado. Isso significa que as marcas BMW, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e Ssangyong — associadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos (Abeiva) — venderam 5.345 unidades em três meses, contra 1.781 carros comercializados entre janeiro e março do ano passado.

Somente em março, as seis empresas registraram a comercialização de 2.073 unidades no atacado, 14,53% mais em relação a fevereiro (1.810 veículos). Ao comparar com o desempenho de março de 2007, quando foram alcançadas 809 unidades, o aumento é de 156%.

De acordo com o novo presidente da Abeiva, Jörg Henning Dornbusch, o crescimento se deve à expansão da rede de revendas das marcas, à demanda gerada pela disponibilização de crédito no mercado e ao fator psicológico positivo desencadeado pela desvalorização do dólar. "O efeito do dólar no preço não é significativa, mas a perspectiva de se estabilizar dá uma percepção positiva ao consumidor", comenta Dornbusch.

Os números do primeiro trimestre deste ano permitiram à Abeiva aumentar a participação no mercado total de automóveis e no segmento de importados, passando, respectivamente, de 0,37% (2007) para 0,82% e de 4,80% para 6,82%.

O presidente da entidade acredita que o ano será muito positivo para os importadores, já que haverá o Salão do Automóvel de São Paulo, no final de outubro, e o ingresso de novas marcas na Abeiva ao longo do ano — as adesões mais recentes foram as da Pagani e da Effa Motors, que ainda não entraram no balanço (leia no G1).

Além disso, segundo Dornbusch, assim que novos parceiros confirmarem a entrada no grupo, as importadoras ganharão reforço para brigar diante do governo por uma redução na alíquota de 35% sobre o veículo importado.

Por enquanto, as importadoras pretendem fechar o ano com 22 mil veículos vendidos, número que deverá ser revisto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir