Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-04-2008

Morre animador de Bambi e outros clássicos da Disney
Ollie Johnston, que estava com 95 anos, trabalhou nos primeios longas da companhia
Morre animador de Bambi e outros clássicos da Disney
Foto: AP/Walt Disney Studios

O animador Ollie Johnston, que trabalhou em clássicos de animação dos estúdios Disney como "Branca de neve e os sete anões", "Fantasia" e "Bambi", morreu aos 95 anos, informou nesta terça-feira (15), a agência de notícias Associated Press.

De acordo com Howard E. Green, vice-presidente dos estúdios da Disney, Johnston morreu nesta segunda-feira de causas naturais.

"Ollie fazia parte de uma geração fantástica de artistas, um dos verdadeiros pioneiros da nossa arte, um dos maiores participantes do florescimento da animação até se transformar na forma de arte que conhecemos hoje", declarou Roy E. Disney, sobrinho de Walt, em uma nota divulgada à imprensa.

Johnston fazia parte do grupo de artistas do estúdio batizado por Walt Disney de "Nine Old Men" (os nove velhos), que incluía também Frank Thomas (morto em 2004). Os dois foram contratados por Walt quando estavam na Universidade Stanford, ainda na década de 1930, para expandir os trabalhos do estúdio. O primeiro longa em que trabalharam juntos foi "Branca de neve e os sete anões", de 1937, no qual Johnston atuou como assistente de animação.


Matou a mãe do Bambi
Já como animador, Johnston foi responsável por animar a memorável (e emotiva) cena da morte da mãe de Bambi, no filme de mesmo nome. "A morte da mãe mostrou o quão convincentes podíamos ser ao apresentar [em um desenho animado] emoções fortes", afirmou em 1999.

Outros trabalhos de Johnston incluem "Cinderela", "Alice no país das maravilhas", "Peter Pan", "Bela adormecida", "A dama e o vagabundo", "101 dálmatas", "Mary Poppins" e "Mogli, o menino lobo".

"(As pessoas) conhecem seu trabalho. Elas conhecem seus personagens. Elas o viram atuar sem saber", afirmou à AP o historiador de animação Leonard Maltin. "Ele era um dos pilares, um personagem-chave na era de ouro da animação da Disney."

Aposentado desde 1978, Johnston lançou com Thomas diversos livros sobre animação, considerados por profissionais do meio como "bíblias" do assunto.

Morre animador de Bambi e outros clássicos da Disney. Ollie Johnston, que estava com 95 anos, trabalhou nos primeios longas da companhia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir