Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 16-04-2008

Universidade desenvolve teste para diagnosticar dengue
Velocidade do exame pode salvar vidas
Universidade desenvolve teste para diagnosticar dengue
Foto: Reprodu��o

Um novo tipo de exame, capaz de diagnosticar a dengue em poucos minutos, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco. Essa rapidez � fundamental para salvar vidas.

As pesquisas come�aram h� dois anos no Departamento de F�sica da Universidade Federal de Pernambuco. O material usado � uma nanopart�cula fluorescente, um l�quido que adicionado a uma amostra do DNA extra�do do sangue do paciente vai apontar a exist�ncia ou n�o do v�rus.

A grande vantagem desse teste � a rapidez no diagn�stico. Enquanto os testes tradicionais levam alguns dias para saber se o paciente est� ou n�o com dengue, com ele o resultado sai em tr�s minutos.

O professor Celso Melo, coordenador da pesquisa, j� patenteou o novo m�todo de diagn�stico, que pode servir n�o s� para a dengue, mas tamb�m para identificar o DNA de qualquer v�rus ou bact�ria.

O teste pode custar em torno de cinq�enta centavos. O investimento maior seria na compra de um microsc�pio apropriado.

"Esse teste poderia dizer se o paciente est� infectado e o subtipo da dengue que ele estaria contaminado", explica o professor.

O exame precisa da aprova��o da Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria (Anvisa). Para a infectologista do Hospital das Cl�nicas de Pernambuco, Vera Magalh�es, diagnosticar a dengue de forma mais r�pida pode significar um grande avan�o no combate � doen�a.

"Na �rea pedi�trica a dengue pode ser confundida com outras viroses, ent�o � importante diagnosticar a dengue logo no in�cio do quadro", explica.

Universidade desenvolve teste para diagnosticar dengue. Velocidade do exame pode salvar vidas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir