Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-04-2008

Presidente criticou subsídios e protecionismo de países
"Crime contra a humanidade será descartar o biocombustível", afirma Lula
Presidente criticou subsídios e protecionismo de países
Foto: G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rebater as declarações do relator especial da Nações Unidas para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler, contra a produção de biocombustíveis e fez duras críticas ao protecionismo dos países ricos durante Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), realizada em Brasília.

"O verdadeiro crime contra a humanidade será descartar a priori o biocombustível e relegar os países pobres à dependência e à insegurança alimentar", afirmou, citando a expressão usada pelo relator da ONU na segunda-feira (12) para justificar a alta nos preços dos alimentos no mercado internacional. Ziegler disse que a produção de biocombustíveis era "um crime contra a humanidade".

O presidente disse que a alta nos preços é resultado de uma combinação de fatores, como a alta dos preços dos petróleo, fretes, quebra de safra em vários países em razão de condições climáticas adversas, especulação, mudanças cambiais e demanda crescente de China e Índia. "É sempre mais fácil escolher uma resposta simplista", disse Lula, ao defender que a culpa pela alta dos preços não se deve aos países pobres.

"Crime contra a humanidade será descartar o biocombustível", afirma Lula
Presidente criticou subsídios e protecionismo de países ricos a agricultores.
Alta nos preços de alimentos se deve ao preço do petróleo, clima e especulação, disse.

Fonte: Fausto Carneiro

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir