Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2008

Sobe para 87 número de mortes por dengue no estado do RJ
Capital é o município com maior número de vítimas: 52 mortes. Em uma semana, 18.099 novos casos surgiram no estado.
Sobe para 87 número de mortes por dengue no estado do RJ
Foto: Reprodução/ TV Globo

O número de mortes confirmadas por dengue subiu para 87 em todo o estado do Rio de Janeiro. As informações são do último balanço divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria estadual de Saúde. Em uma semana, 18.099 novos casos surgiram, somando 93.498 vítimas somente em 2008.

Na capital, o governo registrou 53.789 casos da doença até esta quarta. A Secretaria municipal de Saúde confirmou ainda mais uma morte em Anil, na Zona Oeste da cidade. Um homem de 61 anos faleceu no dia 31 de janeiro com sintomas da doença. Ele estava internado no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá. Com isso, o número de mortos subiu para 52.

Além do Rio, os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Paracambi, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, na Região Metropolitana, Angra dos Reis, no Sul Fluminense, e Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, são os que concentram os maiores números de vítimas fatais, segundo o governo.

De acordo com o balanço, 38 óbitos são de jovens com menos de 15 anos. No total, foram 178 mortes notificadas, mas 91 ainda estão sob investigação.

Demanda de sangue ainda é grande
Embora a doação de sangue tenha praticamente duplicado desde o anúncio da epidemia de dengue no Rio, o estoque do HemoRio ainda é insuficiente para atender a todos os pacientes da doença. A demanda aumentou em 30% e, de acordo com a assessoria da instituição, o estoque de sangue não dura nem dois dias.

O HemoRio informou que o número de doadores vem aumentando gradativamente desde 21 de março. A média diária era de 300 a 350 doadores por dia. Desde a Semana Santa, a coleta subiu para até 700 pessoas por dia - cem a mais que a capacidade máxima do centro.

Com isso, o tempo médio de doação, que variava de 40 minutos a uma hora, chegou a ultrapassar três horas e meia. Mas, segundo o HemoRio, os voluntários não desistiram. Ao contrário, a procura é cada vez maior.

Plaquetas
Segundo os médicos, os pacientes com dengue precisam de reposição de plaquetas – elemento coagulante do sangue. Cada doação resulta numa bolsa de plaquetas e os doentes necessitam de uma bolsa para cada dez quilos do seu peso. Ou seja, uma pessoa que pese 80 quilos, precisa de oito bolsas de plaquetas.

No entanto, segundo a assessoria do HemoRio, uma bolsa de plaquetas tem o tempo útil de apenas cinco dias. Por isso existe a necessidade de mais doadores de sangue durante a epidemia de dengue.

Para ser um voluntário do HemoRio, é necessário levar um documento de identidade com foto, ter mais de 18 anos e menos de 65, pesar mais do que 50 quilos, não ser usuário de drogas, e nem estar grávida ou amamentando.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso estar de jejum. Mas é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Mais informações no Disque-sangue (0800-2820708) ou no site do HemoRio (www.hemorio.rj.gov.br).

Sobe para 87 número de mortes por dengue no estado do RJ
Capital é o município com maior número de vítimas: 52 mortes.
Em uma semana, 18.099 novos casos surgiram no estado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir