Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 16-04-2008

Pelo menos nove mortos em protestos de seita queniana
Policial de Nair�bi tenta desmantelar barricada em rodovia que liga o Qu�nia aos pa�ses vizinhos Uganda e Sud�o
Pelo menos nove mortos em protestos de seita queniana
Foto: Stephen Morrison / EFE

NAIR�BI, 14 Abr 2008 (AFP) - Pelo menos nove pessoas morreram nesta segunda-feira no Qu�nia, quando membros da seita proibida Mungiki protestavam contra o assassinato da esposa de seu l�der, atualmente na pris�o.

"Seis membros dos Mungiki foram mortos pela pol�cia e outras tr�s pessoas pelos Mungiki", disse � AFP uma fonte policial.

O incidente aconteceu na regi�o de Nair�bi.

O corpo da mulher do l�der detido da seita foi encontrado mutilado ao lado de outros corpos no centro do Qu�nia na semana passada.

O l�der dos Mungiki, Maina Njenga, foi condenado em junho de 2007 a dois anos de pris�o por posse de maconha. As autoridades n�o conseguiram provar sua culpa nos assassinatos pelos quais ele era acusado.

A seita Mungiki ("multid�o" na l�ngua quicuio), declarada ilegal em 2002, � acusada de pelo menos 43 assassinatos desde mar�o de 2007.

A seita, formada em sua maioria por jovens desempregados da etnia quicuio, a principal do pa�s, se inspira nos guerreiros Mau Mau, que se destacaram na guerra de independ�ncia do Qu�nia.

Os atos de viol�ncia ocorreram ap�s o an�ncio de um governo de coaliz�o que pretende tirar o pa�s da grave crise pol�tica, que desde o fim de dezembro deixou 1.500 mortos e mais de 300.000 deslodados.

Pelo menos nove mortos em protestos de seita queniana proibida

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir