Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2008

Central elétrica de Gaza fechará por falta de combustível
Palestinos contornam falta de combustíveis em Gaza usando carroças para se locomover pela cidade
Central elétrica de Gaza fechará por falta de combustível
Foto: Hatem Moussa/AP

Gaza, 14 abr (EFE).- O chefe da Corporação Petrolífera Palestina na Faixa de Gaza advertiu hoje que a principal central elétrica do território pode fechar amanhã, devido ao estrito bloqueio israelense que impede a entrada de combustível.

"A quantidade remanescente de combustível derivado do petróleo industrial que permite que a unidade continue funcionando agüentará só até terça-feira", afirmou o chefe da corporação, Mujahid Salama, em comunicado.

O funcionário advertiu também que, "se não for permitida a entrada de mais combustível, a Faixa de Gaza se afogará em um completo blecaute".

A advertência ocorre depois que Israel decidiu suspender o fornecimento de combustível à Faixa de Gaza após a incursão de milicianos palestinos na quarta-feira passada no terminal de Nahal Oz, ao leste do território, onde mataram dois civis israelenses.

Depois que o movimento islâmico Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza em junho do ano passado, após vencer às forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, Israel impôs um ferrenho bloqueio a este território e mantém fechados seus principais cruzamentos e passagens fronteiriças.

Após milicianos palestinos em Gaza lançarem centenas de ataques com foguetes e bombas contra o território israelense, o Executivo de Israel qualificou a Faixa de Gaza de "entidade hostil" e reduziu as quantidades de combustível que entrava normalmente neste território palestino.

"Se não for permitida a entrada de maiores quantidades de combustível, haverá catastróficas conseqüências em todos os aspectos da vida na Faixa de Gaza, principalmente na saúde e na educação", acrescentou Salama.

No entanto, o responsável palestino expressou sua esperança de que "a parte israelense, que deu sinais positivos perante as chamadas no domingo, permita a entrada de combustível em Gaza nas próximas horas".

Central elétrica de Gaza fechará por falta de combustível, diz funcionário

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir