Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2008

Ramos-Horta aceita negociar com rebeldes no Timor Leste
Presidente acenou com poss�vel readmiss�o de militares renegados
Ramos-Horta aceita negociar com rebeldes no Timor Leste
Foto: Lirio Da Fonseca/Reuters

O presidente do Timor Leste, Jos� Ramos-Horta, anunciou nesta sexta-feira (18) que poderia chegar a um compromisso com os rebeldes para solucionar o conflito no Timor Leste.

Uma solu��o seria aceitar a readmiss�o dos rebeldes expulsos h� dois anos do Ex�rcito. Ramos-Horta tenta solucionar de forma dialogada a disputa que mant�m com os soldados renegados que desestabilizam o pa�s desde 2006 e que tentaram at� mesmo lhe matar.

Ramos-Horta voltou nesta quinta-feira (17) ao pa�s ap�s mais de dois meses hospitalizado na Austr�lia. No dia 11 de fevereiro, o vencedor do pr�mio Nobel da Paz de 1996 ficou gravemente ferido em um atentado frustrado no qual morreu o comandante rebelde Alfredo Reinado. No mesmo dia, o primeiro-ministro, Xanana Gusm�o, escapou ileso de outro ataque.

Reinado liderou em meados de 2006 a revolta dos 599 militares que gerou uma onda de viol�ncia que deixou 37 mortos e mais de 100 mildeslocados. Essa crise levou ao desdobramento de for�as internacionais de paz lideradas pela Austr�lia e as Na��es Unidas, e for�ou a ren�ncia do ent�o chefe do Executivo, Mari Alkatiri.

Ap�s a morte de Reinado, o novo chefe dos rebeldes passou a ser seu antigo bra�o direito, Gast�o Salsinha, que afirma que s� se entregar� a Ramos-Horta e condiciona sua rendi��o a que todos os seus homens possam voltar �s fileiras do Ex�rcito sem ser processados.

O presidente afirmou que o governo pode aceitar essas exig�ncias, mas desde que os renegados se submetam ao processo formal de recrutamento.

Ramos-Horta indicou nesta quinta que Reinado, que viajou para Jacarta em maio de 2007, poderia receber apoio na Indon�sia de elementos interessados em provocar uma nova guerra civil no Timor Leste.

A antiga col�nia portuguesa alcan�ou a independ�ncia em 2002, como uma das na��es mais pobres do mundo e ap�s uma sangrenta transi��o que acabou em 1999 com 24 anos de ocupa��o indon�sia.

Ramos-Horta aceita negociar com rebeldes no Timor Leste. Presidente acenou com poss�vel readmiss�o de militares renegados

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir