Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2008

Índios participam de casamento coletivo em MS
Cerimônia foi realizada em aldeia de Tacuru, a pedido dos casais indígenas
Índios participam de casamento coletivo em MS
Foto: Santa Viareta

Cem casais indígenas participaram de um casamento coletivo organizado na aldeia Sassoró, em Tacuru (MS), na quinta-feira (17). A cerimônia foi solicitada pela comunidade, com o objetivo de regularizar a situação conjugal e a documentação dos filhos, e fez parte da comemoração da Semana do Índio.

O trâmite burocrático e a cultura dos índios se uniram. Em um ritual indígena, antes do casamento dos indígenas, o juiz que celebrou a cerimônia, Eduardo Lacerda Trevizan e a mulher, Tânia Trevizan, renovaram os votos, assim como a secretária Municipal de Educação, Márcia Regina Cardoso Nordutas e o marido, Cláudio Norbutas. "O pajé veio ao nosso encontro, cantando e orando e nos levou até os índios. Foi muito bonito", disse Márcia Regina.

Logo após o ritual indígena, o juiz Eduardo Trevizan iniciou a cerimônia, celebrando o casamento dos 100 casais. Depois, foi realizada uma dança de roda, com a participação de todos. Os casamentos foram comemorados com um churrasco. A documentação para que os índios pudessem participar da celebração foi feita pelo cartório de Tacuru.

Índios participam de casamento coletivo em MS. Cerimônia foi realizada em aldeia de Tacuru, a pedido dos casais indígenas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir