Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2008

Após desocupação, funcionários da UnB voltam a trabalhar
Acumulado desde o dia 3 de abril, trabalho começa a ser colocado em dia.Funcionários voltaram ao prédio nesta sexta, assim que estudantes desocuparam a reitoria
Após desocupação, funcionários da UnB voltam a trabalhar
Foto: Reprodução/ Tv Globo

Depois que os estudantes resolveram desocupar a reitoria da Universidade de Brasília (UnB), nesta sexta-feira (18), aos poucos a instituição começa a retomar a normalidade. Assim que os alunos desmontaram as barracas, recolheram os colchões e fizeram a faxina, funcionários puderam entrar nas salas onde trabalham. A reitoria estava ocupada desde o dia 3 de abril.

O reitor temporário, Roberto Aguiar, que estava desalojado até então, despachando na própria casa, pôde dar sua primeira ordem, já ocupando o gabinete da reitoria: convocou diversas reuniões com funcionários para discutir os próximos passos da gestão.

Preocupado em botar o trabalho em dia, Aguiar suspendeu até mesmo o almoço para se dedicar a audiências e despachar documentos. "Só comi um "sanduichinho". Tenho mais de dez audiências marcadas", disse o reitor por telefone ao G1, em meio a uma das inúmeras reuniões previstas para esta sexta.

Apesar da pressa, o novo reitor ainda não montou sua equipe. Nomeou apenas um integrante do grupo que, com ele, vai comandar a UnB por, no máximo, 180 dias – até a convocação de novas eleições.

Direitos
Os funcionários que chegavam à reitoria evitavam falar muito sobre a ocupação dos estudantes. Ainda assim, muitos se queixaram das restrições que estudantes impuseram durante os 15 dias em que invadiram a reitoria.

Um pouco tímido e apreensivo, o funcionário da secretaria de comunicação Amilton Augusto Alves procurou não expressar muitas opiniões sobre os alunos, mas reclamou da ocupação. "Foi horrível, uma sensação de ter seus direitos invadidos", disse.

Já Susana Xavier, da secretaria de recursos humanos, lembrou que as próximas semanas serão de muito trabalho. "Me sinto péssima porque o trabalho atrasou e vamos ter que trabalhar de noite e nos fins de semana", declarou, resignada.

A reitoria voltou a funcionar na tarde desta sexta. No entanto, somente na semana que vem o ritmo dos trabalhos deve voltar ao normal. Aguiar reiterou que pretende ter sua equipe montada até então.

Após desocupação, funcionários da UnB voltam a trabalhar
Acumulado desde o dia 3 de abril, trabalho começa a ser colocado em dia.
Funcionários voltaram ao prédio nesta sexta, assim que estudantes desocuparam a reitoria.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir