Categoria Religião  Noticia Atualizada em 18-04-2008

Problemas do mundo requerem decisões multilaterais, diz Papa
Pontífice fez discurso na sede das Nações Unidas em Nova York. Ele completa um giro de seis dias pelos Estados Unidos
Problemas do mundo requerem decisões multilaterais, diz Papa
Foto: G1

O Papa Bento XVI afirmou em discurso na sede da ONU, em Nova York, que os problemas do mundo requerem "um consenso multilateral" que não dê espaço "a decisões de uns poucos".

Em seu discurso desta sexta-feira (18), o Papa também afirmou que os estados devem proteger seus povos contra as violações de direitos humanos. E nos casos em que isso não ocorrer a comunidade internacional deve intervir.

"Todo Estado tem o dever primário de proteger a própria população de violações graves e contínuas dos direitos humanos, como também das conseqüências das crises humanitários", disse.

Junto a essa "responsabilidade de proteger", Bento XVI proclamou na Assembléia geral da ONU "a universalidade, a indivisibilidade e a interdependência dos direitos humanos".

O papa advertiu para o risco de restringir o âmbito dos direitos humanos e "ceder a uma concepção relativista, segundo a qual o sentido e a interpretação dos direitos humanos poderão variar, negando sua universalidade em nome de diferentes contextos culturais, políticos sociais e até mesmo religiosos".

Bento XVI é o terceiro papa a visita a sede da ONU em Nova York.

Papa em Nova York
O papa Bento XVI chegou nesta sexta-feira (18) às 9h45 local (10h45 de Brasília) ao aeroporto internacional John F. Kennedy de Nova York, cidade onde ficará por três dias, e se dirige à sede das Nações Unidas.

O Papa foi recebido pelo governador de Nova York, David Patterson, e pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg, assim como pelo arcebispo de NY, o cardeal Edward Egan, e o núncio perante a ONU, Celestino Migliore.

Do aeroporto nova-iorquino, o pontífice vai a bordo de um helicóptero até o sul de Manhattan, e dali segue em uma caravana oficial de automóveis até a sede das Nações Unidas.

(Com informações da EFE e da France Presse)

Problemas do mundo requerem decisões multilaterais, diz Papa
Pontífice fez discurso na sede das Nações Unidas em Nova York.
Ele completa um giro de seis dias pelos Estados Unidos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir