Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-04-2008

Influência de Chávez agita eleição no Paraguai
Adversários de Fernando Lugo criticam relação com presidente venezuelano
Influência de Chávez agita eleição no Paraguai
Foto: Jamil Bittar/Reuters

Se o Brasil está no "front" das campanhas dos principais candidatos presidenciais do Paraguai por conta da usina de Itaipu, a Venezuela do presidente Hugo Chávez agita os bastidores e a troca de acusações na eleição deste domingo (20).

A "presença" de Chávez ganhou destaque depois que o presidente paraguaio, Nicanor Duarte, acusou Fernando Lugo, o candidato da oposição que lidera as pesquisas de intenção de voto, de ter ligações com o presidente venezuelano. "Lugo se vende ao dinheiro doce do petróleo (da Venezuela), também se vende ao dinheiro do Equador e da Bolívia", disse Duarte, durante esta semana.

"Tenho informações da própria Venezuela. Há setores (chavistas) que o estão apoiando", completou o presidente paraguaio -cuja candidata, Blanca Ovelar, ainda acredita ter chances na eleição. Duarte também disse que havia venezuelanos e equatorianos em território paraguaio que segundo ele só vieram para "agitar" as eleições.

Ovelar e outros candidatos também disseram nos últimos dias que Chávez está por trás da campanha de Fernando Lugo. Lino Oviedo afirmou que Lugo recebe dinheiro de Chávez. "Eu respeito Chávez e também Evo Morales [presidente da Bolívia, e aliado de Chávez no continente], mas existe a soberania paraguaia, que está acima de tudo", afirmou.

Na última sexta-feira (18), Lugo disse que é a favor da entrada da Venezuela no Mercosul. "Todos que querem somar são bem-vindos, mas com regras claras de integração", disse. Já o governo venezuelano nega interferência na eleição paraguaia

Chávez e Lugo

Analistas entrevistados nesta semana pelo G1 afirmam que é visível a influência de Chávez nestas eleições. Para o professor e escritor uruguaio Guido Rodriguez, que tem especialização em relações internacionais, a figura de Chávez pode interferir na reta final da campanha. "Sim, o fato de Chávez parecer apoiar o senhor Fernando Lugo, pode acontecer de ele tirar os votos da classe mais conservadora", afirmou Rodriguez ao G1.

O professor brasileiro Francisco Doratioto, especialista em relações internacionais da Universidade Católica de Brasília, também vê proximidade entre Chávez e Lugo. "O Chávez é simpático a Lugo, e está com muito dinheiro. Se o presidente Chávez entrar com muito dinheiro, pode ser a salvação dos projetos do Lugo", disse Doratioto.

O cientista político brasileiro Fabio Aníval Goiris, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), lembra que Chávez não tem boas relações com o atual governo, de Nicanor Duarte, do Partido Colorado e que apóia Blanca Ovelar. "A relação de Hugo Chávez com o presidente paraguaio é produto de uma contingência inevitável da política; dos encontros diplomáticos obrigatórios... Mas não existe a mínima afinidade ideológica entre eles", disse.

Influência de Chávez agita eleição no Paraguai. Adversários de Fernando Lugo criticam relação com presidente venezuelano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir