Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 19-04-2008

Brincadeira de dublagem impulsiona rival do YouTube
Funcion�rios do Vimeo eram as estrelas de s�tira de clipe postada na internet. V�deo original gerou onda de dublagem na rede; veja dicas para fazer seu pr�prio clipe
Brincadeira de dublagem impulsiona rival do YouTube
Foto: Reprodu��o

Em abril de 2007, uma empresa de produ��o de conte�do para a internet de Nova York mudou de escrit�rio. Para celebrar a chegada � casa nova, um grupo de funcion�rios da Connected Ventures resolveu fazer um clipe com a participa��o de todos que trabalhavam na empresa. A m�sica escolhida foi "Flagpole sitta", gravada em 1998 pela banda americana Harvey Danger.

A brincadeira de escrit�rio acabou bombando na rede, e impulsionou o site de compartilhamento de v�deos da Connected Ventures, o Vimeo, na dif�cil miss�o de enfrentar o l�der absoluto do setor, o YouTube. O clipe tamb�m gerou uma onda de dublagens "coletivas" em escrit�rios, o que obrigou a empresa a criar o site OfficeLibDub, que re�ne os v�deos inspirados pelo filme original.

"Come�amos a receber curr�culos ap�s a publica��o do v�deo", afirmou Jakob Lodwick, criador do Vimeo e "diretor" do clipe, em entrevista ao "Washington Post". "Entramos no mapa da internet com nossa brincadeira", conta.
O sucesso tamb�m foi constatado pelo surgimento de "respostas" ao clipe original. Al�m do conceito da "dublagem coletiva", os novos v�deos reproduziam at� mesmo a est�tica do trabalho dos funcion�rios do Vimeo. Os clipes s�o gravados em um �nico plano-seq��ncia, e a c�mera "passeia" pelo cen�rio. "Qualquer um consegue fazer uma dublagem como essas", afirma Lodwick. "� f�cil, simples, gravamos tudo em um dia, no fim do expediente."

Entre os clipes inspirados em "Flagpole sitta", Lodwick elogia a dublagem de "Undone", do Weezer, feita pela empresa francesa Heaven, e o trabalho dos uruguaios da Infocorp"s, que recriaram a m�sica "Ya no s� qu� hacer conmigo", do grupo "El Cuarteto de Nos".

O mais curioso, no entanto, foi feito por funcion�rios do escrit�rio franc�s da AOL: a empresa havia anunciado que iria demitir boa parte dos empregados no pa�s. O clipe serviu como uma esp�cie de despedida. No final, inclusive, os funcion�rios cantam "L"Amour � la Fran�aise" em frente a um an�ncio de "aluga-se".

Quer fazer seu clipe?
Para quem se animou e pretende reunir colegas de trabalho - ou mesmo amigos - para fazer uma dublagem, vale a pena dar uma olhada no "making of" publicado pela equipe do Vimeo. Tamb�m � bom dar uma olhada nas tr�s dicas b�sicas dadas pelo pr�prio criador do clipe original, Jakob Lodwick:

- O mais importante � ter um diretor. � um trabalho em grupo, mas � preciso que algu�m coordene a grava��o.

- N�o se preocupe com o equipamento. Qualquer c�mera capaz de gravar v�deos serve. A edi��o tamb�m � simples: basta adicionar a m�sica, e programas como iMovie, da Apple, e Movie Maker, parte do Windows XP.

- Ensaiar e planejar muito s� atrapalha. A gra�a � ser espont�neo. � preciso planejamento, mas sem exagero. E pequenos erros acontecem. � prov�vel que, na primeira vez, o clipe n�o fique perfeito. O importante � se divertir: vai ficar bem melhor na tentativa seguinte.

Brincadeira de dublagem faz sucesso e impulsiona rival do YouTube
Funcion�rios do Vimeo eram as estrelas de s�tira de clipe postada na internet.
V�deo original gerou onda de dublagem na rede; veja dicas para fazer seu pr�prio clipe.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir