Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-04-2008

Influência de Chávez agita eleição no Paraguai
Adversários de Fernando Lugo criticam relação com presidente venezuelano. Lugo lidera pesquisas de intenção de voto na disputa presidencial
Influência de Chávez agita eleição no Paraguai
Foto: Jamil Bittar/Reuters

Se o Brasil está no "front" das campanhas dos principais candidatos presidenciais do Paraguai por conta da usina de Itaipu, a Venezuela do presidente Hugo Chávez agita os bastidores e a troca de acusações na eleição deste domingo (20).

A "presença" de Chávez ganhou destaque depois que o presidente paraguaio, Nicanor Duarte, acusou Fernando Lugo, o candidato da oposição que lidera as pesquisas de intenção de voto, de ter ligações com o presidente venezuelano. "Lugo se vende ao dinheiro doce do petróleo (da Venezuela), também se vende ao dinheiro do Equador e da Bolívia", disse Duarte, durante esta semana.

"Tenho informações da própria Venezuela. Há setores (chavistas) que o estão apoiando", completou o presidente paraguaio -cuja candidata, Blanca Ovelar, ainda acredita ter chances na eleição. Duarte também disse que havia venezuelanos e equatorianos em território paraguaio que segundo ele só vieram para "agitar" as eleições.

Ovelar e outros candidatos também disseram nos últimos dias que Chávez está por trás da campanha de Fernando Lugo. Lino Oviedo afirmou que Lugo recebe dinheiro de Chávez. "Eu respeito Chávez e também Evo Morales [presidente da Bolívia, e aliado de Chávez no continente], mas existe a soberania paraguaia, que está acima de tudo", afirmou.

Na última sexta-feira (18), Lugo disse que é a favor da entrada da Venezuela no Mercosul. "Todos que querem somar são bem-vindos, mas com regras claras de integração", disse. Já o governo venezuelano nega interferência na eleição paraguaia

Chávez e Lugo

Analistas entrevistados nesta semana pelo G1 afirmam que é visível a influência de Chávez nestas eleições. Para o professor e escritor uruguaio Guido Rodriguez, que tem especialização em relações internacionais, a figura de Chávez pode interferir na reta final da campanha. "Sim, o fato de Chávez parecer apoiar o senhor Fernando Lugo, pode acontecer de ele tirar os votos da classe mais conservadora", afirmou Rodriguez ao G1.

O professor brasileiro Francisco Doratioto, especialista em relações internacionais da Universidade Católica de Brasília, também vê proximidade entre Chávez e Lugo. "O Chávez é simpático a Lugo, e está com muito dinheiro. Se o presidente Chávez entrar com muito dinheiro, pode ser a salvação dos projetos do Lugo", disse Doratioto.

O cientista político brasileiro Fabio Aníval Goiris, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), lembra que Chávez não tem boas relações com o atual governo, de Nicanor Duarte, do Partido Colorado e que apóia Blanca Ovelar. "A relação de Hugo Chávez com o presidente paraguaio é produto de uma contingência inevitável da política; dos encontros diplomáticos obrigatórios... Mas não existe a mínima afinidade ideológica entre eles", disse.

Influência de Chávez agita eleição no Paraguai
Adversários de Fernando Lugo criticam relação com presidente venezuelano.
Lugo lidera pesquisas de intenção de voto na disputa presidencial.


Fonte: Dani Blaschkauer

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir