Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-04-2008

Encerrada busca aérea por padre desaparecido em SC
Religioso foi levado por mil balões coloridos após decolar neste domingo.
Encerrada busca aérea por padre desaparecido em SC
Foto: Reprodução/TV Globo

O trabalho de busca pelo padre Adelir de Carli, por ar, foi encerrado às 17h desta segunda-feira (21), em Santa Catarina. O religioso desapareceu desde que saiu do Paraná, no domingo (20), pendurado em mil balões de festa. As aeronaves deixaram de sobrevoar a região por causa do anoitecer.

O trabalho deve ser retomado na manhã desta terça-feira (22) com apoio de um helicóptero do Grupo de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Santa Catarina e uma aeronave da Marinha. Apenas os barcos pesqueiros voluntários e um navio rastreador da Marinha permanecem, nesta segunda-feira, à procura do religioso na área onde ele teria feito o último contato.

Carli queria queria voar por 20 horas, mas o mau tempo o levou em direção ao mar catarinense.

As buscas se concentram a cerca de 30 quilômetros da costa. O comando da Capitania dos Portos de Santa Catarina informou que todos trabalham contra o tempo para localizar o padre.

Pedido de ajuda
No domingo pela manhã, com chuva, o padre rezou uma missa especial. Às 13h, mesmo com o tempo ruim, ele decolou, levado por mil balões coloridos.

No meio da tarde, fez um pedido de ajuda. "Preciso entrar em contato com o pessoal, para que eles me ensinem a operar esse GPS, para dar as coordenadas de latitude e longitude, que é a única forma que alguém por terra possa saber onde eu estou."

O último contato aconteceu pouco antes das 21h. Pedaços de balões já foram encontrados em praias de Santa Catarina.

Primeiro vôo
O padre já viajou do Paraná para a Argentina no dia 13 de janeiro deste ano. Ele levantou vôo na cidade de Ampére (PR). Os balões atingiram 5,3 mil metros de altitude. Depois de quatro horas de vôo, o pouso foi em San Antônio, já em território argentino -– a 110 quilômetros de onde partiu. Para se aproximar do chão e pousar, o padre usou um estilete: foi furando e soltando uma parte dos balões.

Depois do feito, o religioso já tinha planejado o segundo vôo com balões, marcado para este domingo. Naquela ocasião, ele disse que pretendia ficar 20 horas no céu. "Escolhi o dia 20 de abril porque é justamente na lua cheia. Uma alegria você poder contemplar aquele luar espetacular", disse o religioso após voltar da Argentina, em janeiro.

Encerrada busca aérea por padre desaparecido em SC
Religioso foi levado por mil balões coloridos após decolar neste domingo.
Barcos da Marinha continuam no mar. Trabalho será retomado nesta terça-feira.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir