Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-04-2008

Paquistão testa pela 2ª vez em três dias seu míssil nuclear
Imagem cedida pelo Exército do Paquistão mostra lançamento do míssil Shaheen-2
Paquistão testa pela 2ª vez em três dias seu míssil nuclear
Foto: Ahmed Mukhtar / EFE

O Paquistão testou hoje com sucesso, pela segunda vez em três dias, seu míssil terra-terra de maior alcance (2.000 quilômetros) e com capacidade nuclear, o Shaheen-2, segundo um comunicado do comando militar paquistanês.

O projétil de longo alcance, lançado através da plataforma armamentista Hatf-6, pode levar tanto armamento convencional como nuclear, segundo a nota.

O lançamento de hoje foi presenciado pelo chefe da Marinha paquistanesa, Muhammad Afzal Tahir, após outro teste feito no sábado e que contou com a presença do primeiro-ministro, Yusef Raza Gilani, e do ministro da Defesa do Paquistão, Ahmed Mukhtar.

Gilani felicitou então os cientistas que contribuíram para o sucesso do primeiro teste e assegurou que ele responde a uma vontade de "dissuasão" e de garantir a "paz" no Sul da Ásia.

O chefe da Marinha acrescentou que o Paquistão pode estar "justificadamente orgulhoso" de suas capacidades de defesa e da
confiabilidade de seu programa de dissuasão nuclear.

No dia 1º de fevereiro, o Paquistão testou também com sucesso o lançamento de um míssil balístico com capacidade nuclear de médio alcance, o "Ghauri Hataf-5".

Paquistão testa pela 2ª vez em três dias seu míssil nuclear de maior alcance

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir