Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-04-2008

Chega ao RJ o maior porta-aviões dos Estados Unidos
O porta-aviões George Washington, o maior da marina norte-americana, está ancorado na Baía de Guanabara, no Rio,
Chega ao RJ o maior porta-aviões dos Estados Unidos
Foto: Antonio Lacerda/EFE

O porta-aviões americano George Washington chegou hoje ao Rio. A embarcação com propulsão nuclear entrou na Baía de Guanabara no início da manhã e ficou fundeada na altura do Píer Mauá, próximo à Ponte Rio-Niterói. Maior arma de guerra dos Estados Unidos, o gigante pode ser visto por cariocas do centro e moradores da orla de Niterói. O George Washington veio ao Rio para participar do exercício militar entre as esquadras de Brasil, Argentina e Estados Unidos, a 49º edição da Operação Unitas. Realizado desde 1959 no Atlântico Sul, a operação é uma oportunidade para militares planejarem ações navais conjuntas e trocarem experiências técnicas. No total, 15 navios dos três países estarão envolvidos, mobilizando um total de 9 mil militares.

Os tripulantes do porta-aviões brasileiro São Paulo, que está em reparos e não participará da operação, integrarão o treinamento. Em nota, a Marinha do Brasil informou que serão realizados vários exercícios de guerra anti-submarino, de superfície e antiaérea, além de manobras transferência de combustível. O ponto alto da Unitas será uma situação de crise fictícia.

Acompanham o George Washington as fragatas Farragut e Kauffman, da Marinha dos Estados Unidos, além do Northland, da Guarda Costeira. No total, são cerca de 5 mil tripulantes americanos. Eles terão permissão para desembarcar no Rio e conhecer a cidade. Avisados dos riscos da epidemia de dengue, receberão repelentes. O George Washington permanecerá no Rio até o dia 2 de maio. Na véspera, nas comemorações do Dia do Trabalho, a embarcação americana participará de um desfile naval que brindará os banhistas das praias entre o Leblon e a Urca com a visão de todos os navios participantes da Unitas.

Chega ao RJ o maior porta-aviões dos Estados Unidos

Fonte: Alexandre Rodrigues
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir