Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-04-2008

Indonésia tem confusão antes da tocha
Polícia apreende bandeiras do Tibete e cartazes a favor da independência do território
Indonésia tem confusão antes da tocha
Foto: Reprodução

Cinco pessoas, entre elas um holandês, foram detidas após fazerem uma manifestação antes da passagem da tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim pela capital da Indonésia, informou a Polícia. Os agentes permitiram uma concentração pacífica de cem ativistas em frente ao estádio Bung Karno, ao qual mais tarde chegará a chama olímpica, mas apreenderam bandeiras do Tibete e cartazes a favor da independência do território.

A tocha olímpica percorrerá nesta terça-feira o centro da capital da Indonésia, seguindo um trajeto planejado de última hora para evitar incidentes e sob um forte esquema de segurança. O evento se transformou em um problema para o Governo, que decidiu destacar cerca de dois mil policiais na região e impedir que a maioria do público assista diretamente à passagem da tocha.

Grande parte do novo percurso será feito dentro do Bung Karno Sports Stadium, um complexo onde só terão acesso cinco mil pessoas convidadas. Os organizadores reconheceram que a decisão de limitar o número de espectadores no estádio, que tem capacidade para 88 mil pessoas, foi adotada após receber pressões por parte da embaixada da China.

O resto do trajeto incluirá as ruas próximas ao estádio, onde se concentrarão grupos de ativistas tibetanos e, possivelmente, membros da comunidade chinesa. A tocha olímpica, inicialmente, faria um percurso de 15 quilômetros por Jacarta, saindo da Prefeitura e passando pelo bairro chinês antes de terminar na praça do Monumento Nacional, no coração da metrópole. No entanto, os incidentes registrados em Paris, Londres e San Francisco fizeram com que os organizadores alterassem a rota.

No total, 80 pessoas, entre as quais se encontram lendas locais do esporte, ministros e celebridades, participarão dos revezamentos, que começarão às 15h (5h em Brasília).

Tocha: 5 manifestantes detidos em Jacarta. Polícia apreende bandeiras do Tibete e cartazes a favor da independência do território.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir