Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-04-2008

Impostos fazem conta de luz pesar no bolso do consumidor
Problema do consumidor dom�stico se repete nas f�bricas
Impostos fazem conta de luz pesar no bolso do consumidor
Foto: Reprodu��o

O consumidor brasileiro aumentou a lista de aparelhos el�tricos e eletr�nicos em casa e sentiu a diferen�a no bolso. A conta de luz est� pesando no or�amento � e os impostos s�o respons�veis por boa parte desse peso. Sobre a energia consumida, s�o pagos 25% em impostos.

O problema do consumidor dom�stico se repete nas f�bricas. Para ligar cada equipamento, o empres�rio brasileiro paga a segunda maior tarifa de energia el�trica industrial do mundo. Neste setor, o Brasil s� perde para a It�lia o posto de conta de luz mais cara do planeta. No ano passado, uma empresa de alimentos investiu em maquin�rio, e o gasto com energia aumentou 12%.

"Isso pesa bastante. Sempre na hora de adquirir um equipamento, a gente procura ver quanto ele vai consumir de energia e quanto isso vai impactar nos custos da empresa. � medida que a gente tem esse dado, a gente procura fazer mudan�as internas para tentar economizar de uma maneira ou de outra", Mauricio Neto, diretor da empresa.

O alto valor o pre�o da energia faz o empres�rio questionar at� que ponto vale ampliar os neg�cios. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adriano Pires, especialista em infra-estrutura, diz que a carga tribut�ria atrapalha o crescimento da economia.

"Um pa�s que quer exportar, que quer ser competitivo, tem que ter energia el�trica barata. N�o no sentido de ser barata no pre�o, e sim competitiva em rela��o a outros pa�ses. Na medida em que voc� coloca uma carga tribut�ria muito elevada nessa energia el�trica, voc� tira a competitividade da ind�stria nacional", explica o professor.

Impostos fazem conta de luz pesar no bolso do consumidor. Problema do consumidor dom�stico se repete nas f�bricas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir