Categoria Educação  Noticia Atualizada em 22-04-2008

Oficina Nacional de Rede de Metodologias Participativas
A oficina tratou de temas relevantes, visto que o trabalho a ser desenvolvido será através dos serviços de ater
Oficina Nacional de Rede de Metodologias Participativas
Ercilia, Luciano, Reginaldo Silveira, Dr Hur Ben

Aconteceu no período de 01 a 04 de março de 2008, Oficina de Planejamento Estratégico da Rede Temática Metodologias Participativas de Ater, em Fortaleza, CE, que teve como objetivo realizar o planejamento estratégico da rede temática de metodologias participativas para o ano de 2008 visando qualificar os serviços de ater.

A oficina tratou de temas relevantes, visto que o trabalho a ser desenvolvido será através dos serviços de ater - assistência técnica e extensão rural - dentro do pnater - programa nacional e assistência técnica e extensão rural. Através da saf - secretaria da agricultura familiar e dater - mda - ministério do desenvolvimento agrário.

Do esado do Espírito Santo participei como representante do estado na oficina , junto ao Luciano Fazolo , como técnicos do incaper atuantes na rede.

A oficina de planejamento estratégico da rede temática metodologias participativas de ater, envolveu os estados do AC, AL, AM,AP,BA,CE,DF, ES, GO ,MA , MS.PB, MT, PA, PE, PI, PR,RJ,RN,RO,RR,RS,SC,SE,SP,TO, técnicos do ministério do desenvolvimento agrário e do dater , DR HUR BEN , além do articulador da rede Reginaldo Silveira lima .

a programação foi de extrema importância para todos os estados brasileiros onde atuam os técnicos da extensão rural, e abrangeu temas como: nivelamento sobre redes temáticas– discussão conceitual sobre redes temáticas ,planejamento estratégico de MP, planejamento operacional, treinamento sobre o portal da cidadania – histórico, experiência do estado do ceará e as metodologias participativas na pnater. Culminando com uma visita a experiência da ematerce, na comunidade quilombola , no município de aquiraz ..

A de rede de metodologias participativas esta conectada no portal da cidadania, do ministério do desenvolvimento agrário. Os membros participantes são os articuladores da rede em seus respectivos estados e novos encontros acontecerão, buscando ampliar e melhorar as atividades do processo das metodologias participativas em todos os rincões brasileiros.

"As questões relativas a uma metodologia de enfoque participativo acreditam nas mudanças locais, regionais e individuais como sementes para as grandes transformações".

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir