Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Novos tremores podem ocorrer nos próximos dias
Tremores "pós-abalo" devem ter intensidade menor, segundo professor da UnB.
Novos tremores podem ocorrer nos próximos dias
Foto: g1.com.br

É possível que outros tremores com intensidade parecida ao de terça-feira (22) possam acontecer nos próximos dias, segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), professor Lucas Vieira Barros. "Sempre que acontece um tremor de terra, é possível haver outros, que nós chamamos de pós-abalos. A gente espera que os que vão acontecer não tenham magnitude maior", afirma.

Veja o site do Bom Dia Brasil

Leia relatos dos leitores do G1

De acordo com o Observatório Sismológico da UnB, o tremor, de 5,2 graus na escala Richter, ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo, às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, a região onde foi registrado o epicentro tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

Moradores do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Paraná também sentiram os abalos.

Barros afirma que o número de estações sismográficas (que monitoram os tremores) no Brasil aumentou nos últimos anos. Por isso, o país tem mais capacidade para estudar os abalos. Ele reconhece, porém, que "tem havido um surto de tremores de terra", como os que aconteceram no Norte de Minas Gerais e no Ceará.

Apesar do susto, o professor diz que não há motivos para preocupação. "A sismologia classifica esse tremor de terra [de terça-feira] como de magnitude moderada. Em termos de Brasil, podemos dizer que tem uma magnitude expressiva, em relação aos outros que já aconteceram. Mas eu não vejo motivo de preocupação maior."

Destruição
Barros explica que o poder de destruição de um terremoto depende, primeiramente, da sua magnitude. "Não se deve esperar que um terremoto de magnitude 3,5 ou 4 graus possa produzir destruição. Entretanto, outros fatores são fundamentais, como a profundidade do foco e a distância do ponto de origem do sismo dos centros urbanos", afirma. "Um terremoto de magnitude 5,2 já pode causar danos se acontecer próximo de centros urbanos, onde a qualidade das construções não seja boa."

O professor lembra que o terremoto que aconteceu no Norte de Minas Gerais, no ano passado, foi de 4,9 na escala Richter, derrubou muitas casas e tirou do mapa uma vila residencial. Nessa ocasião, foi registrada a primeira morte por causa de tremor de terra no país.

Novos tremores podem ocorrer nos próximos dias, diz especialista
Tremores "pós-abalo" devem ter intensidade menor, segundo professor da UnB.
Apesar disso, ele diz que não há motivo para preocupação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir