Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Tremor de terra preocupa moradores de prédios inclinados
Edifícios foram erguidos entre os anos 60 e 70 e estão em reformas. Moradores custaram a voltar para seus apartamentos.
Tremor de terra preocupa moradores de prédios inclinados
Foto: Sérgio Lorena/G1

O tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter tirou o sono de muitos moradores da orla de Santos. Muitos foram para cama com receio de o chão voltar a tremer como na noite de terça-feira (22) ou de ondas gigantes. As famílias mais preocupadas residem nos edifícios que apresentam inclinações e que foram erguidos entre os anos 60 e 70, na Avenida Bartolomeu de Gusmão.

O porteiro e manobrista Níveo Gonçalves, de 47 anos, do condomínio Lucy, disse que os moradores que ocupam apartamentos a partir do décimo andar demoraram em se acalmar e retornar para seus imóveis. A razão de tanta preocupação é que o prédio de 15 andares, a exemplo de muitas edificações conhecidas por "tortos", está inclinado para frente e é um dos mais fotografados da orla.

"Foi difícil o pessoal acreditar que o tremor não afetou o prédio. Mesmo assim, os moradores do 10º andar para cima custaram a voltar para seus apartamentos", contou Gonçalves.

Por volta de 2h desta quarta (23), o porteiro ainda trocava informações com o companheiro de profissão, e vizinho, Edmílson Alves, de 26 anos, que trabalha no condomínio Atlanta, cujo prédio também se inclinou para o lado direito há mais 20 anos. Ele também confirmou que os moradores temiam por novos tremores e hesitavam em retornar para seus apartamentos.

"Uma hora após o tremor os moradores ainda discutiam se iriam ou não dormir aqui. Só depois das 22h30 é que tudo se acalmou", contou Alves. "Mas todo mundo está preocupado", afirmou.

Alves lamentou que teve de deixar a mulher Heliene em casa, na Praia Grande, onde o tremor também foi sentido. "Ela estava perturbada e com medo de tsunami ou que de ondas gigantes pudessem chegar a qualquer momento", afirmou. Apesar do receio, Alves foi para o local de trabalho, apostando na previsão de que mais nada vai ocorrer.

Escora
O G1 percorreu a orla de Santos e São Vicente, especialmente a região dos prédios inclinados, que são curiosidades e, ao mesmo tempo, motivos de atenção das autoridades e construtoras. Técnicas modernas de renivelamento foram foram debatidas em novembro de 2007. Engenheiros, técnicos, construtores e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) monitoram os prédios e já unificaram uma forma de trabalho.

Alguns condomínios ganharam uma nova base de sustentação e são escorados por estacas com cerca de 55 m de profundidade. Depois dos debates do ano passado, esses imóveis começaram a trocar as fundações rasas por profundas e intermediárias. Na ocasião do seminário, dois dos maiores nomes no assunto, Michele Jamiokowski, que coordenou as obras de estabilização da Torre de Pisa (Itália), e Enrique Santoyo, especialista em reforço de fundações do México, participaram das discussões.

Quatro estados
O tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter foi sentido por volta de 21h desta terça-feira em pelo menos quatro estados: São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro e Santa Catarina.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor ocorreu a 270 km de São Paulo, e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico.

O tremor foi sentido em vários pontos da capital paulista e de cidades do interior, Grande São Paulo, ABC e do litoral.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que sentiu o tremor no prédio da corporação. Segundo os bombeiros, várias ligações de diversos pontos da cidade foram registradas sobre o tremor. A Polícia Militar (PM) informou que recebeu várias ligações de regiões como Santana, Cerqueira César, Avenida Paulista e Aeroporto.

Moradores de Santos e Peruíbe, no Litoral Sul, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Paranapicaba, no Grande ABC, e Limeira, no interior, também sentiram o fenômeno. Segundo a PM, em Mogi das Cruzes, na região metropolitana, dois edifícios ficaram trincados por causa dos tremores.

Os bombeiros de São Vicente, na Baixada Santista, informaram, às 22h31, que tinham registrado vários telefonemas referentes ao tremor, mas nenhum problema na cidade.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, a Defesa Civil também registrou abalos na região central de Joinville. Não houve reclamações sobre danos em imóveis e nem feridos. A Defesa Civil de Florianópolis recebeu ocorrências de três pontos: na Rua Lauro Linhares, no bairro Trindade; na Rua Vitor Konder, no Centro; e na Palhoça.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a Defesa Civil informou que recebeu chamados de tremor de terra em vários pontos do estado. Foram registrados casos em Vila da Penha, Brás de Pina, Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Em Jacarepaguá, moradores disseram que sentiram os tremores de terra por cerca de dois segundos. A Defesa Civil enviou técnicos para a região do Largo do Bicão para analisar os chamados. Não há registros de estragos.

A Defesa Civil de Angra dos Reis, na Região Sul Fluminense, informou que houve um tremor que durou poucos segundos em alguns bairros do município. Também não há registros de estragos.

Tremor de terra preocupa moradores de prédios inclinados da orla de Santos
Edifícios foram erguidos entre os anos 60 e 70 e estão em reformas.
Moradores custaram a voltar para seus apartamentos.

Fonte: Sérgio Lorena

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir