Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Oposição tenta nova convocação de Dilma
Na terça (22), pedido de convocação da ministra foi rejeitado. Base do governo já afirmou estar alerta para barrar novas convocações
Oposição tenta nova convocação de Dilma
Foto: g1.com.br

A oposição faz nesta quarta-feira (23) uma nova tentativa de convocar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para esclarecer a elaboração de um suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Desta vez o requerimento foi protocolado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado pelo líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM).

Virgílio também foi autor do requerimento derrubado na terça (22) na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado sobre o mesmo tema.

Duas convocações para a ministra explicar o caso já foram aprovadas na semana passada pelo Senado, ambas na Comissão de Infra-Estrutura. Uma deles tem como tema o suposto dossiê e outra o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A última convocação, no entanto, foi uma manobra da oposição que pretende aproveitar a ida da ministra na audiência sobre o PAC para abordá-la sobre o documento com gastos do ex-presidente tucano.

Reverter
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), tenta cancelar a convocação referente ao dossiê.

Ele defende que a ministra vá à comissão apenas para falar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Essa audiência deve acontecer no dia 30 de abril, segundo Jucá. "Quem trata de cartão e vai analisar se houve ou não dossiê é a comissão mista dos cartões corporativos", afirmou Jucá na terça.

O líder do governo afirmou que a base continuará alerta para evitar novas convocações de Dilma. "A base do governo não vai mais permitir manobras políticas", disse Jucá.

Crítica

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), criticou o esforço da base aliada para evitar que a ministra compareça à Casa para dar explicações. "Acho que está havendo um excesso de proteção da ministra. Ela é a mãe do PAC e agora está havendo um paternalismo muito grande para que ela não fale ou não possa dizer alguma coisa", disse o peemedebista.

Oposição tenta nova convocação de Dilma para explicar suposto dossiê
Na terça (22), pedido de convocação da ministra foi rejeitado.
Base do governo já afirmou estar alerta para barrar novas convocações.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir