Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Boca faz só três, mas vai às oitavas
Argentinos vencem Maracaibo por 3 a 0 e se beneficiam do empate entre Colo Colo e Atlas
Boca faz só três, mas vai às oitavas
Foto: Agência

O que os times brasileiros temiam aconteceu. O Boca Juniors, atual campeão da Libertadores, sofreu, mas se classificou de forma dramática para as oitavas-de-final. O time argentino não teve uma grande atuação, mas fez 3 a 0 no Maracaibo (VEN), no estádio de La Bombonera, e se beneficiou do empate por 1 a 1 entre Colo Colo (CHI) e Atlas (MEX), no Chile. Para se garantir sem depender do outro jogo, o Boca precisava ganhar por quatro gols de diferença. Com os resultados, o time mexicano passou como primeiro colocado da Grupo 3, com 11 pontos. O Boca terminou em segundo, com 10, mesmo número do Colo Colo. A vaga foi conseguida graças ao saldo de gols: 3 a 2.

Em Buenos Aires

Diante de uma Bombonera lotada que não parava de pular e cantar, o Boca partiu com tudo para cima do time venezuelano desde os instantes iniciais de partida. Sem deixar o adversário trocar três passes seguidos, a equipe argentina precisou de apenas nove minutos para marcar o primeiro gol. Riquelme cobrou falta da intermediária, Palleta se antecipou ao zagueiro e raspou de cabeça: 1 a 0, para delírio de Diego Maradona, torcedor fanático do Boca, que acompanhava a partida em seu camarote.

O segundo saiu aos 20. Datolo fez bonita jogada individual pela esquerda e tocou com categoria na saída de Henao. Supreendentemente, o Boca diminuiu o ritmo, apesar de, a esta altura, precisar de quatro gols de vantagem para se classificar. Por duas vezes, o Maracaibo chegou com perigo ao ataque. Aos 29, Hurdaneta caiu na área depois de disputar a jogada com o goleiro Caranta, mas o árbitro deixou o lance duvidoso seguir. Aos 44, Caranta salvou o Boca em chute à queima-roupa de Berazza. Um minuto antes, Riquelme perdera ótima chance, cara a cara com Henao, mas chutou fraquinho.

No segundo tempo, em 11 minutos, o Boca já havia criado cinco boas chances, quatro delas com Palácio. Aos 28, a bola caiu nos pés do craque do time, e aí não teve perdão. Riquelme recebeu na área e deslocou o goleiro com um toque sutil para fazer 3 a 0. O Maracaibo chegou a dar um susto no último minuto de jogo, mas a zaga argentina conseguiu afastar a bola que, se entrasse, tiraria o Boca do torneio.

Em Santiago

O Colo Colo precisava vencer por qualquer diferença para garantir a vaga e saiu na frente do Atlas logo aos seis minutos de jogo. O zagueiro Ricardo Rojas completou para a rede depois de cruzamento rasteiro de Salcedo, da linha de fundo, pelo lado esquerdo. Os chilenos dominavam as ações, e o time mexicano tinha dificuldades para criar jogadas ofensivas. Aos 38, Mena quase fez o segundo dos donos da casa, num chute de dentro da área, que o goleiro Bava defendeu com o pé.

A segunda etapa começou parecida com o que se viu na primeira. O Colo Colo perdeu grande chance logo aos quatro minutos. Fierro chutou, e o zagueiro cortou em cima da linha. O jogo era morno até que, aos 21, Colotto marcou de cabeça após cobrança de escanteio no segundo pau: 1 a 1. O Colo Colo teve 24 minutos para marcar o gol que eliminaria o Boca, mas não teve forças para superar a defesa mexicana.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir