Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Câmera na Avenida Paulista registra tremor
Câmera instalada em 16º andar de prédio flagra momento exato de tremor. Na noite da terça-feira (22), tremor atingiu 5,2 graus na escala Richter
Câmera na Avenida Paulista registra tremor
Foto: g1.com.br

O tremor de terra que atingiu quatro estados na noite da terça-feira (22), entre eles São Paulo, foi filmado por uma câmera de segurança na capital paulista.

A câmera, instalada no 16º andar de um prédio na Avenida Paulista, flagrou o momento exato do tremor. O movimento de carros não era grande no local no horário. A câmera estava fixa e, de repente, balança. Os motoristas nem chegaram a perceber o tremor.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor, de 5,2 graus na escala Richter, ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo, ocorreu às 21h e durou cerca de cinco segundos.

O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, a região onde foi registrado o epicentro tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

Mogi das Cruzes
Cerca de 5 mil casas ficaram sem abastecimento de água em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, de acordo com a Prefeitura da cidade. O tremor ocorrido na noite de terça entortou parte de uma tubulação, separando dois dutos e prejudicando a distribuição de água. O fornecimento só foi totalmente restabelecido por volta das 15h desta quarta-feira (23).

Capital
No Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, os moradores de um prédio foram para a rua, com medo de desabamento. A central dos bombeiros recebeu mais de 400 ligações. A maioria de pessoas assustadas, sem saber bem o que tinha acontecido.

Em um hospital da Zona Leste da cidade, os azulejos se soltaram da parede. O atendimento aos pacientes não chegou a ser interrompido. O abalo foi sentido no Aeroporto de Congonhas, mas não alterou os vôos.

São Paulo é conhecida pela altura dos prédios e foram exatamente os moradores dos últimos andares os que mais sentiram o tremor. Esse é um fenômeno comum porque a estrutura do prédio é semelhante a um pêndulo invertido, preso ao chão e solto no topo. Em cima balança mais que embaixo.

Câmera na Avenida Paulista registra tremor
Câmera instalada em 16º andar de prédio flagra momento exato de tremor.
Na noite da terça-feira (22), tremor atingiu 5,2 graus na escala Richter.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir